CRF/AL faz campanha sobre o risco de buscar informações de medicamentos na internet

Este ano o tema da campanha é 'Não procure informações sobre medicamentos em qualquer lugar'

Para comemorar o dia Nacional do Farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promove uma semana de atividades voltadas para os profissionais da área e também para a população. Este ano o tema da campanha é “Não procure informações sobre medicamentos em qualquer lugar”.

De acordo com a pesquisa da Jornada Digital do Paciente, realizada em 2016 pelo Minha Vida, empresa que desenvolve produtos digitais relacionados à saúde, 94% dos respondentes buscam informações sobre saúde na internet – em buscadores como o Google ou em sites especializados e isso traz uma grande preocupação aos profissionais de saúde.

A presidente do CRF/AL, Mônica Meira, destacou que o tema escolhido pelo Conselho Federal de Farmácia é muito pertinente e que o acesso à informação tem proporcionado essa busca desenfreada na Internet, podendo comprometer o tratamento farmacoterapêutico. “A ideia é alertar a população sobre os riscos destes sites de busca. As informações são variadas, interferindo diretamente no tratamento do paciente”, pontuou.

Mônica ressalta que as atividades da Semana do Farmacêutico são voltadas também para os profissionais que fazem essa orientação à população. “Organizamos uma programação diversificada, vamos fazer ações para a sociedade em Maceió e Arapiraca e também um dia de palestra para os farmacêuticos alagoanos, com temas voltadas para a orientação e cuidado com os pacientes”, comentou.

O encerramento das comemorações acontece no dia 27 de janeiro com a solenidade de premiação dos farmacêuticos destaque 2017, no auditório da Uninassau. A presidente lembra que os farmacêuticos homenageados serão escolhidos pelos próprios colegas em um enquete disponibilizada no site do CRF/AL. “A votação é democrática, alguns nomes foram colocados para serem votados e a decisão é da própria categoria”, informou.

Durante as ações o CRF/AL estará recebendo medicamentos vencidos. A empresa Serquip disponibilizará duas bombas (Maceió e Arapiraca) para que a população possa fazer o descarte correto do medicamento.

PROGRAMAÇÃO

19 de janeiro – Ação de saúde na Praça Luiz Pereira Lima (praça da Prefeitura) – Arapiraca
20 de janeiro – Palestras para farmacêuticos no CRF/AL
21 de janeiro – Ação de saúde na Praia da Pajuçara – em frente a barraca Piratas
27 de janeiro – Solenidade de premiação dos farmacêuticos destaque de 2017.

PALESTRAS:

9hs- O papel do farmacêutico na automedicação – Drª Eliane Campesatto (AL)
11hs- Perspectivas do consultório Farmacêutico – Dr. Diego Medeiros (PE)
14hs- Farmacêuticos de Valor: Como fazer a diferença na vida do paciente, da família e da comunidade – Dr. Roberto Canquerini (RS)
16hs- Cases de Sucesso em análises clínicas, assistência farmacêutica e farmácia magistral com Manoel Messias, Claudieje Barbosa e Liliane Brito (AL).

Fonte: Assessoria do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas / Texto: Luciana Martins

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta