Bayer auxilia produtores a conquistarem certificação globalG.A.P.
Associação Paulista de Supermercados recomenda certificação para fornecedores da rede supermercadista. Programa Valore da Bayer auxilia produtores rurais a alcançar exigências do GlobalG.A.P.
Consumidores estão expandindo a busca por alimentos de qualidade, produzidos de forma segura e sustentável. Os varejistas, por sua vez, levam este interesse até o produtor rural e demandam certificações que comprovem a aptidão de fornecer ao consumidor final. Esse relacionamento do campo à mesa vem sendo percebido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), que a partir de agora passa a aconselhar para associados que recomendem aos agricultores certificações que os permitam fornecer frutas e hortaliças para as redes supermercadistas de São Paulo, como a certificação GlobalG.A.P.
A fim de auxiliar produtores rurais a atingir o protocolo da Globalg.A.P., no que tange leis ambientais, segurança alimentar e social e ainda rastreabilidade do alimento, a Bayer disponibiliza o programa Valore, criado para apoiar os agricultores na implementação de boas práticas agrícolas, viabilizando os processos de produção de acordo com o cumprimento de requisitos como o atendimento à legislação vigente.
"O programa da Bayer apoia o produtor a atender as novas demandas do mercado, que vai além da busca por produtos agrícolas de alta qualidade, sendo considerada imprescindível a produção responsável, respeitando o meio ambiente, o trabalhador e a comunidade e, principalmente, a segurança alimentar do consumidor final", explica a gerente de Food Chain e Sustentabilidade da Bayer, Cristiane Lourenço.
O programa Valore apoia o produtor rural a incorporar boas práticas em sua propriedade, tornando-as adequadas para posteriormente serem submetidas ao procedimento de avaliação e auditoria para que, enfim, possa obter um reconhecimento, como o selo GlobaL G.A.P. "A certificação agrega valor ao produto, torna o mercado mais competitivo e ainda possibilita a venda para novos mercados nacional e internacionalmente", pontua Cristiane Lourenço.
A APAS recomenda que todas as redes supermercadistas do Estado de São Paulo conversem com seus fornecedores e explique a importância de ter o selo GlobalG.A.P. Dessa forma, os agricultores responsáveis pelo fornecimento de alimentos deverão se certificar uma vez por ano. "Essa unificação por apenas uma certificação internacional é importantíssima para o setor supermercadista e, principalmente, para o consumidor, pois demonstra a união de todos os elos da cadeia de abastecimento em prol da segurança e saúde dos consumidores.", explica Paulo Pompilio, vice-presidente e diretor do Comitê de Segurança Alimentar da APAS.
Marco Giotto, consultor da Global G.A.P. no Brasil, aponta que ao começar o procedimento de certificação, o produtor passa a conhecer melhor o seu negócio: "Consequentemente, ele terá melhor gestão da propriedade, pois irá ajustar gargalos no processo. Assim, promoverá mais segurança para o próprio negócio e oferecerá mais credibilidade para o consumidor final". Giotto também ressalta "Apesar de o trabalho ser conduzido na APAS, há a participação da Associação Brasileira de Supermercados(ABRAS). Ele não está, portanto, restrito a São Paulo. Vale para todo o país".
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!