Saúde fecha parceria com a Libbs para dobrar produção da vacina
Última atualização 29 Janeiro, 2018
O número de casos de febre amarela no Estado do Rio este ano chegou a 25, com oito mortos. A campanha de vacinação fracionada contra a doença começou ontem em 15 municípios da Região Metropolitana, onde cinco milhões de pessoas ainda precisam ser imunizadas. Amanhã, na capital, todos os postos municipais de saúde estarão participando do Dia D contra a febre amarela. A vacina também será aplicada em 29 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dez hospitais estaduais, oito tendas, 30 quartéis do Corpo de Bombeiros e cinco batalhões da Polícia Militar.
Também ontem o Ministério da Saúde inaugurou uma linha final de produção da vacina, em São Paulo. A meta é dobrar a produção anual, atualmente de 48 milhões de doses, feitas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz). A etapa em São Paulo inclui preparação, envase, liofilização e embalagem das doses, que devem ser liberadas já a partir de junho.
Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o Brasil tem hoje capacidade para imunizar toda a população. Ele visitou ontem o laboratório da Indústria Farmacêutica Libbs, que passa a ser parceira da Fiocruz nessa nova linha de final de produção. Segundo o Ministério da Saúde, entre julho de 2017 e o último dia 23 de janeiro, foram confirmados 130 casos de febre amarela e 53 óbitos pela doença no país.
? Estamos dobrando a capacidade da fabricação da vacina. Se precisarmos hoje vacinar todos os brasileiros que não se imunizaram, podemos fazer isso em 60 dias ? afirmou o ministro.
Fonte: Extra
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!