Alheio à crise, setor de farmácias se expande em Franca

On 30 outubro, 2017

Na Alonso y Alonso, a Droga Raia, de um lado, e a recém-inaugurada Drogaria São Paulo, de outro

Não importa se estamos passando pelos bairros mais distantes ou pelas avenidas mais movimentadas da cidade, é fácil encontrar uma farmácia em qualquer ponto de Franca. Enquanto setores como a construção civil, comércio e serviços em geral sofreram com a crise econômica enfrentada pelo País, o problema não pareceu afetar o ramo de drogarias, que cresceu nos últimos anos.

“É fácil observar que a crise não atingiu o setor das farmácias na cidade. A cada dia vemos mais portas se abrir e com a vinda das grandes redes para a cidade as opções se multiplicaram”, disse Moacir Piola, advogado da Aprofran (Associação das Farmácias e Drogarias de Franca e Região).

De acordo com dados da Prefeitura, embora o número de farmácias abertas neste ano em Franca seja menor que nos últimos dois anos, o saldo de estabelecimentos que permaneceram em atividade é o maior do triênio. Atualmente com 217 farmácias e drogarias funcionando, a cidade registrou a abertura de 9 novas unidades em 2015 ante 6 fechadas; 11 foram abertas em 2016 e outras 7 encerraram as atividades e neste ano, com 5 novas lojas, não houve nenhum fechamento.

Em uma estimativa da Aprofran, que conta com 213 associados, o setor emprega 1,5 mil pessoas que injetam, por mês, cerca de R$ 2,3 milhões em salários na economia francana.

Para o advogado da associação, o número de farmácias e drogarias na cidade cresceu especialmente depois da chegada das grandes redes que, em alguns casos, possuem mais de 20 estabelecimentos espalhados por Franca. “Não sei se cresceu o número de doentes para justificar o aumento das farmácias, mas as grandes redes estão invadindo as médias e pequenas cidades e, apesar de ser extremamente positiva essa expansão, é preciso cuidado quanto à qualidade oferecida para os clientes”, disse Piola.

No cadastro do Conselho Regional de Farmácia em Franca, que conta com 27 cidades, além de Franca, constam 585 drogarias e farmácias registradas e 980 farmacêuticos.

Fonte: GCN

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta