Alunos de Nutrição da Unifra produzem alimento funcional inédito

Alimentos apresentados em final de disciplina foram produzidos após pesquisas dos próprios estudantes

Prevenir o envelhecimento precoce, melhorar o funcionamento do intestino, reduzir níveis de colesterol LDL e, o melhor de tudo, ajudar a emagrecer. Esses são apenas alguns dos benefícios dos alimentos funcionais.

Rico em fibras e nutrientes, esse tipo de alimento não substitui o consumo de frutas, verduras e legumes, mas enriquece a dieta e reduz a absorção de gorduras pelo organismo.

A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (Unifra) Tereza Blasi explica que os alimentos funcionais não servem apenas para alimentar e que o conceito de alimento funcional vem dos japoneses, no intuito de aliar alimentação e cuidado com a saúde.

– Nesses alimentos, encontramos o aporte energético que precisamos para o bom funcionamento do organismo sem comprometer a dieta ou prejudicar o nosso corpo – destaca Tereza.

Para conhecer os benefícios e incentivar o consumo dos funcionais, alunos do curso de Nutrição da Unifra foram incentivados a produzir um alimento inédito, feito à base de ingredientes naturais, sem lactose, glúten, frutose e gordura artificial.

Os alimentos apresentados foram produzidos de acordo com pesquisas dos próprios alunos, sob supervisão de um professor de Nutrição. Tereza salienta que, ao produzirem um alimento que ninguém tinha feito antes, os alunos obtêm uma visão interdisciplinar dos conceitos trabalhados no curso.

A estudante Adriane Schons decidiu fazer Nutrição com o objetivo de trabalhar na área da saúde, especificamente, na prevenção de doenças ocasionadas por má alimentação. Já no segundo semestre, ela se identificou com o conceito de alimento funcional e aprendeu que dá para comer bem optando por alimentos que visem à qualidade de vida.

Postos de saúde de São Gabriel passarão a atender até as 22h

– Com esse projeto, aprendi mais sobre os benefícios do consumo da beterraba e da batata-doce. A batata, por exemplo, embora se recomende o consumo com moderação, possui baixo índice glicêmico, o que torna a absorção do carboidrato mais lenta no organismo. Fizemos também o bolo de beterraba, pão de sorgo e biscoitos de farinha de arroz. O bom é que todo mundo gostou – comemora.

NOVOS HÁBITOS, VIDA SAUDÁVEL

Há nove meses, a fisioterapeuta Silvia Brilhante fez mudanças importantes na alimentação. Diminuir o açúcar foi decisivo nesse período. Ao incluir os alimentos funcionais no seu cardápio diário, ela está mais disposta e saudável. A fisioterapeuta enfatiza que tudo é um conjunto. Alimentação correta e exercícios físicos são combinações fundamentais.

– Faço suco à base de beterraba, abacaxi e couve e evito alimentos industrializados. Hoje, consumo comida de verdade: frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, castanhas e azeite de oliva. Desde que mudei a alimentação, de setembro para cá, perdi nove quilos e percebi que a minha pele melhorou muito – conta.

Aparelho antiestresse vira febre nas mãos de crianças e adolescentes

Segundo a professora Tereza Blasi, é muito importante levar o alimento certo à mesa. Ela recomenda que, no supermercado, as pessoas leiam as letras miúdas dos rótulos, onde estão especificadas as quantidades de açúcar, carboidrato e gordura dos alimentos.

Barrinha de cereal de batata-doce

Ingredientes:
– 3Kg de batata-doce rosa (6 a 7 unidades médias)
– 400g de uva passa
– 400g de nozes trituradas em pedaços não muito pequenos
– 400g de granola
– 200g de sementes de chia
– 2 gemas de ovo

Modo de preparo

– Higienizar as batatas doces com casca em imersão na água clorada a 50ppm por 15 minutos, após enxaguar em água corrente e secar com papel toalha
– Cozinhar pelo tempo necessário para que fiquem bem macias
– Após o cozimento, descascar as batatas e amassar até virar uma massa
– Acrescentar os demais ingredientes e misturar bem até atingir uma massa homogênea
– Moldar as barras do tamanho desejado e colocar em forma forrada com papel manteiga ou untada com pouco óleo
– Pincelar as barras com as gemas de ovo
– Levar ao forno preaquecido a 180°C por mais ou menos 10 minutos até que dourem
– Esperar esfriar e retirar da forma

– Rendimento: dependerá do tamanho das barras

Alunos participantes: Adriane Schons, Bibiana Silva, Hellen Peres, Julisa Fernandes, Larissa Morais e Nicholas Meyer

Orientação: Professora Tereza Cristina Blasi

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta