Anvisa suspende produtos com irregularidades

Fiscalização
Propagandas de propriedades não comprovadas, remédios reprovados em testes de qualidade e equipamentos sem registro foram alvo de sanções

por Portal Brasil publicado: 05/06/2017 15h43 última modificação: 05/06/2017 15h50

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu, nesta segunda-feira (5), diversos produtos irregulares no mercado.

Segundo a agência, as propagandas dos produtos Maca Peruana transmitiam informações falsas sobre supostas propriedades terapêuticas das cápsulas para regular a libido, a fadiga e a fertilidade, que não foram comprovadas. Por isso, a publicidade em todas as mídias foi proibida.

Outro alvo de recolhimento foi o monitor de batimentos cardíacos de fetos da Angel Sounds. O produto não tinha registro sanitário, e, por isso, a Anvisa determinou que a distribuição, divulgação e venda fossem suspensas.

Além disso, 29 lotes do medicamento Pharmaton também foram suspensos. A agência detectou irregularidades em testes de laboratório que apontaram valores do teste de desintegração fora das especificações nos estudos de estabilidade de acompanhamento. Assim, as cápsulas gelatinosas serão recolhidas das prateleiras.

Um remédio para tratamento de infarto e Acidente Vascular Cerebral também teve a distribuição e a venda de 45 lotes suspensas pela Anvisa. Os testes de laboratório do genérico bissulfato de clopidogrel foram insatisfatórios.

Segundo o comunicado encaminhado pela empresa fabricante Actavis Farmacêutica Ltda., os lotes em questão mostraram desvios fora de especificação para o teste de substâncias correlatas (impureza A). Além desse teste, o medicamento mostrou resultados questionáveis de dissolução durante a condução de estudos de estabilidade acelerada e de longa duração.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Anvisa

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta