Apas projeta alta de 15% em itens juninos

Associação supermercadista afirma que festas típicas de meio de ano impulsionam venda de alimentos

Para alavancar vendas, supermercadistas apostam em estandes de exposição e promoções

Os meses de junho e julho são tipicamente conhecidos pelas festas juninas e julinas. As comemorações ajudam a impulsionar as vendas de produtos relacionados às festividades e trazem boas expectativas para o setor supermercadista.

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) projeta um aumento de 10% a 15% nas vendas de itens relacionados às celebrações de meio de ano, como amendoim, milho para pipoca, canjica, milho, vinho e pinhão. Segundo a associação, para as indústrias de alimentos diretamente relacionadas a esse período festivo, as vendas de junho e julho representam uma parcela significativa na comercialização anual dos produtos.

Em Jaú, esse crescimento já é sentido nos estabelecimentos. O supervisor de loja dos Supermercados Ferracini, Antonio Simões Mathias Junior, cita que as vendas dos produtos típicos dessa época do ano estão bem aquecidas, tanto que a primeira parte do estoque já foi vendida.

Os consumidores estão procurando amendoim, milho e doces, como paçoca e cocada, no local. “Montamos três estandes na loja para contemplar a venda desses itens típicos, cujo faturamento cresce em torno de 50% entre o fim de maio e a metade de julho”, comenta Mathias Junior. Outro item que também cresce, em quesito de vendas, é o vinho – a procura chega a registrar alta em torno de 20% a 30%.

A maioria dos clientes é dona de casa, como Maria de Fátima dos Santos Baroni, 61 anos, que pretende fazer doce de amendoim para levar na festa de aniversário da sobrinha. Ela cita que os preços dos produtos estão caros, bem como todos os outros itens diante da situação econômica do País.

A Apas crê que as festas juninas irão auxiliar o setor supermercadista no crescimento de 1% das vendas em junho e julho, segundo a assessoria de imprensa, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é positivo, principalmente levando em consideração os atuais cenários econômico e político do Brasil, desemprego e a queda da renda.

Queridinhos

Entre os produtos juninos que mais vendem na rede de Supermercados Jaú Serve estão milho de pipoca, canjica, amendoim, farofa, gengibre, batata doce, pé de moleque, pé de moça, cocada, doce de leite, vinhos populares e cachaça nacional. “Com a chegada dessa época mais fria mais cedo, já identificamos uma alta de 40% nas vendas em relação ao mesmo período de 2016”, afirma Rafael Gonçalves, diretor comercial da rede.

Para aumentar as vendas e atrair os clientes, eles apostam em exposições diferenciadas nas lojas, degustações de produtos, encartes em jornais de ofertas e promoções.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta