Bio Brazil Fair aproxima produtores familiares e empreendedores do setor

A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina, montada no Parque do Ibirapuera
Imagem créditos: Dinho Souto/ Ascom Sead
Por: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário -Camila Costa
Publicado em 07/06/2017 às 23:24h.

Jambeiro, interior de São Paulo, guarda mais do que as árvores que dão nome ao município. Lá, fica o Recanto de Santa Bárbara, um restaurante com lojinhas de artesanato e de produtos naturais e importados. Há seis anos, os responsáveis pelo empreendimento, Andreas Kolde, de 58 anos, e Graziele Rodrigues, de 34 anos, adquirem produtos da agricultura familiar para encorpar o negócio. Um deles é a cachaça orgânica da Weber Haus, selecionada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para a Bio Brazil Fair, maior feira de orgânicos da América Latina, que começou nesta quarta-feira (7) e irá até o próximo sábado (10), na Bienal, em São Paulo.

Segundo Graziele, a qualidade dos produtos produzidos pela agricultura familiar é um dos principais diferencias para quem trabalha no setor. “É muito superior aos outros produtos e não é fácil de achar algo semelhante. Quem conhece coisa boa não abre mão de ter esses produtos para vender, nem abre mão de comprar”, afirma. Para Andreas, a feira representa a oportunidade de ver as tendências do mercado, para agregar conhecimento e mais qualidade ao serviço que eles já prestam. “Estar nesse evento, para nós, é uma grande chance de conhecer novos fornecedores e fazer novos negócios”, explicou o empresário.

Até esta quinta-feira (8), a Bio Brazil Fair estará aberta para pessoas como o Andreas e a Grazilele, que vão ao local para fechar parcerias, conhecer produtos do segmento de orgânicos e as tendências de mercado. Um evento pensado para aproximar produtores e compradores. Para a agricultura familiar, a feira está entre os principais incentivos na hora de garantir a comercialização da produção. O secretário da Sead, José Ricardo Roseno, esteve no evento e destacou a importância do apoio da Sead aos empreendimentos. “É uma forma da população conhecer os produtos, saber da importância da agricultura familiar para a sociedade e de criarmos um acesso maior dos agricultores aos mercados. Ou seja, nossa estratégia é manter e aumentar a participação dos empreendimentos em diversas feiras”, explicou Roseno.

Sustentabilidade

A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina, montada no Parque do Ibirapuera, na Bienal, em São Paulo, consegue ser mais do que um grande evento do segmento de orgânicos no país. É um universo de aromas e sabores, capaz de proporcionar ao público uma experiência única com o mundo dos alimentos saudáveis. Ao todo, a Sead selecionou, por meio de chamada pública, 10 empreendimentos da agricultura familiar para exporem os produtos na feira. “Podemos mostrar um pouco do nosso Pará. É uma luta e uma prova de que temos condições de lutar, que a agricultura familiar consegue chegar lá com seu trabalho”, declarou a produtora da Fazenda Bacuri, Hortência Maria Osaqui Floriano, de 50 anos. A cooperativa produz licores, geleias, poupas, com alimentos da

Bio Brazil Fair

A Bio Brazil Fair está na 13ª edição. O objetivo é oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. Participam do encontro produtores, indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias. A participação nas feiras é um dos suportes do governo federal à comercialização. A Sead capacita e apoia os empreendimentos familiares para exportarem e exporem seus produtos. O intuito é promover a imagem e o trabalho dos agricultores familiares para a ampliação do acesso a mercados e a realização de negócios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta