CAF de Suzano armazenará mais de 300 tipos de medicamentos
Serviço conta com sistema informatizado que permitirá verificar remédios em falta nas unidades da cidade
A Prefeitura de Suzano inaugurou ontem o Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), no Jardim Vitória. O espaço abrigará mais de 300 tipos de medicamentos que serão distribuídos para as unidades de saúde. O serviço conta com um sistema informatizado que acompanha toda a trajetória dos remédios desde a entrada no CAF até a entrega aos pacientes. A tecnologia possibilita que a administração municipal seja alertada quando o estoque de algum medicamento estiver abaixo de 30%.
De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) foram investidos cerca de R$ 3 milhões com o aluguel do prédio e estoque de remédios. "Antes, o controle era feito no papel. Não dava para saber quando ou quanto comprar. Estamos inaugurando o CAF totalmente informatizado. Já colocamos em funcionamento com a primeira unidade, que é o CS II (Centro de Saúde), no centro, e nos próximos dias e meses colocaremos na totalidade", esclareceu. O republicano informou que a intenção é informatizar outros setores da Prefeitura, como os cemitérios.
Ashiuchi destacou que com o sistema do CAF será possível verificar quais medicamentos estão em falta em cada unidade de saúde. "Com o controle e gestão teremos uma grande economia. Saberemos onde investir e o lugar que está faltando. Vamos trabalhar com a informação correta para que não falte medicamento. Cada UBS (Unidade Básica de Saúde) continuará com seu pequeno estoque que será interligado a esse. Melhoramos a logística e o atendimento", reforçou.
Ainda segundo o prefeito, são investidos cerca de R$ 5 milhões anuais na compra de medicamentos, além dos recursos repassados pelos governos estadual e federal. "Os medicamentos têm código de barras. Acreditamos que não vai ter nenhum desvio de remédios. Vamos acabar também com os casos de pessoas que pegavam o medicamento em vários postos ao mesmo tempo. Essa pode ser uma das causas da falta que existia. Todas pessoas têm um cadastro na saúde, uma carteirinha que será efetivada. Vamos saber quem e quanto usa, além de avaliar se a quantidade de remédio utilizada reduziu quando atrelada a atividades na área de esporte", explicou.
Outra novidade é que o sistema vai possibilitar que o médico tenha acesso aos medicamentos existentes no CAF para receitar aqueles que estão disponíveis no momento.
O deputado estadual André do Prado (PR) destacou a importância do CAF. "Isso é inclusão social. Temos que trabalhar para atender as pessoas mais carentes", disse. O deputado federal Marcio Alvino (PR) também acompanhou a inauguração. "É importante otimizar os recursos públicos em um momento de queda no repasse e de arrecadação. Saúde é prioridade", destacou.
Deputados vão priorizar as demandas da cidade
Os deputados André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal), ambos do PR, afirmaram na manhã de ontem que Suzano é uma das principais cidades na lista de prioridades dos seus mandatos
Os deputados André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal), ambos do PR, afirmaram na manhã de ontem que Suzano é uma das principais cidades na lista de prioridades dos seus mandatos. A declaração foi feita durante visita à Câmara, coordenada pelo presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, que contou ainda com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR). A visita aconteceu depois do evento de inauguração do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF). O chefe do Executivo anunciou também a entrega da creche do Miguel Badra Baixo, além da retomada de outras obras.
Prado e Alvino se colocaram à disposição do Legislativo e Executivo suzanense. Essa relação que, de acordo com eles, é extremamente positiva para o município "ganhou força" com a eleição de Leandrinho para a presidência da Câmara. O deputado federal disse ainda que este ano será muito importante para Suzano. Isso porque, a partir de abril, o vice-governador Márcio França (PSB) assumirá o comando do Estado e já garantiu aos deputados do PR novas emendas.
O deputado estadual também elogiou o presidente da Câmara e se colocou à disposição da Casa de Leis. "Com a união do Márcio, Leandro, Rodrigo e minha, vamos acelerar os pedidos das várias demandas de Suzano", revelou. "É essa sintonia que está fazendo e vai fazer muito mais diferença para a nossa cidade", complementou Ashiuchi.
Leandrinho anunciou seu apoio ao projeto político de Alvino e Prado na próxima eleição.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!