Carlos Felipe pede apoio ao Núcleo de Medicamentos
quinta-feira, 28 de setembro 2017
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) pediu ao Governo do Estado apoio para o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).
O parlamentar afirma que pacientes que precisam de terapias quimioterápicas poderão ser atendidas pelo Núcleo, que dispõe de 18 leitos para pacientes em tratamento de quimioterapia. O NPDM, conforme Carlos Felipe, trabalha desenvolvendo fármacos que poderão substituir fórmulas importadas. “Hoje, o Brasil importa cerca de R$ 10 bilhões anuais em remédios, que, muitas vezes, se utilizam de princípios ativos de nossa flora. Esses medicamentos podem ser fabricados no País, se houver o apoio necessário”, acrescentou.
Segundo o deputado, o NPDM dispõe de 64 leitos, no total, 13 consultórios, e mais de 40 pesquisadores que estudam, inclusive, medicamentos para doenças raras. Graças a esse pessoal “de alta expertise”, o Ceará pode fazer diagnóstico de enfermidades raras graças aos profissionais do núcleo.
Carlos Felipe observou que a transferência dos pacientes atendidos para o NPDM não importará em mais gastos para o Estado, porque o Ceará já tem essa despesa em outros hospitais, como o Hospital Geral de Fortaleza, que se encontra superlotado.
O convênio entre o Estado e o NPDM também precisa da anuência dos municípios, que têm a responsabilidade de direcionar os pacientes, de acordo com o deputado. Carlos Felipe informou ainda que o desenvolvimento de medicamentos poderá ser benéfico para a economia, e que já existem outras unidades da Fiocruz e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Biomanguinhos, que poderão compor um polo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!