Casino manterá estratégia no Brasil

São Paulo – O Casino não vê mudança na estratégia de expansão do Grupo Pão de Açúcar (GPA) após a Oferta Inicial de Ações (IPO) do rival Carrefour no Brasil. Para 2017, o grupo reitera previsão de alta de pelo menos 10% no lucro operacional, considerando o atual patamar de câmbio, ante o avanço de 3,7% em 2016.

Segundo o diretor financeiro do grupo francês Casino, Antoine Giscard d'Estaing, o processo de venda da participação majoritária na varejista de eletroeletrônicos e móveis Via Varejo, que engloba as redes Casas Bahia e Ponto Frio, continua, mas ainda não há novidades acerca do assunto. A Via Varejo é controlada pelo GPA, que é administrado pelo Casino.

A varejista, cujo rating foi cortado pela Standard & Poor's em março de 2016, está sob pressão para mostrar que é capaz de recuperar resultados na França, enquanto as condições no Brasil, seu segundo maior mercado, seguem complicadas devido à crise econômica.

Só no primeiro semestre, espera-se que o lucro operacional do Casino cresça 20%, de acordo com informações do diretor financeiro da empresa a analistas.

No segundo trimestre, as vendas atingiram 9,27 bilhões de euros, superando a previsão média de 9,17 bilhões de euros em um levantamento compilado pela companhia.

O desempenho trimestral foi ajudado por novos sinais de recuperação dos negócios do grupo no Brasil, onde as vendas saltaram quase 10%.

Para 2017, o Casino reitera previsão de alta de pelo menos 10% operacional do grupo, considerando o atual patamar de câmbio, ante crescimento de 3,7% em 2016.

"Estamos bem em linha com nossos objetivos anuais e vamos melhorar nossa lucratividade na França, conforme esperado", afirmou Giscard d'Estaing.

O executivo ainda afirmou que as metas anuais traçadas pelo Casino podem ser atingidas, depois do forte desempenho das lojas Monoprix e Geant. As vendas mesmas lojas em hipermercados Geant aumentaram 0,4% no segundo trimestre, puxadas por alimentos, ante queda de 1,9% no primeiro trimestre de 2017. Já nas lojas Monoprix, houve avanço de 3,6%.

Na semana passada, o rival Carrefour também divulgou números acima do esperado para o período, ainda que demonstrem um cenário desafiador na França.

Da Redação e Reuters

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta