Cidade mais perto de ganhar a marca do Selo Cervejeiro

em 4/08/2017 22:00

Niterói se prepara para ser uma das maiores rotas cervejeiras do Estado

Com grande potencial, a cidade de Niterói conta hoje com 51 cervejeiros independentes ou artesanais

A primeira sexta-feira de agosto é quando se comemora o Dia Internacional da Cerveja e, para muitos, bom motivo para um brinde. Em Niterói, os cervejeiros artesanais têm muito o que comemorar. A cidade se preparar para ser uma das maiores rotas cervejeiras do estado, confirmando a tendência de um mercado promissor que vem despontando há anos e  aproveitar o filão industrial e turístico para incentivar o empreendedorismo e geração de emprego e renda.  Para consolidar a marca de que a cidade também é boa fabricante de cerveja artesanal, os cervejeiros brindarão ainda este ano com o lançamento oficial do Selo Cervejeiro.

O selo é aguardado pelos produtores artesanais da cidade de Niterói.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos implantando na cidade uma marca que terá visibilidade e projetará Niterói até nacionalmente, colocando a cidade, inclusive, como uma rota cervejeira no Brasil. Em todos os lugares do mundo, a produção de cerveja artesanal agrega valores valoriza e inclui as cidades em roteiros turísticos e sempre associados à boa gastronomia. Com Niterói não será diferente. O Selo Cervejeiro terá a chancela de que é de Niterói e se transformará numa marca”, opina Carlos Ribeiro, um dos sócios de uma cervejaria  na Região Oceânica.

A proposta para implantação do “Niterói Cervejeiro” surgiu a partir de uma avaliação do município quanto ao crescimento do setor. Hoje, a cidade já conta com 51 cervejeiros independentes ou artesanais. 

“Nos últimos meses, foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval, um grupo executivo para definir os melhores caminhos para elaboração do projeto de lei que regulamentou o segmento estimulando e apoiando a produção na cidade”, conta Carlos Ribeiro, que abriu uma cervejaria com mais cinco sócios na Região Oceânica.

Legislação – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visando apoiar esses empresários, sancionou a Lei 3.288 de maio de 2017, que dispõe sobre o licenciamento da atividade de microcervejarias e respectivos bares cervejeiros no município de Niterói.

Através da lei, Niterói reconhece e valoriza a fabricação de cerveja artesanal e incrementa o turismo cervejeiro de Niterói, promovendo atividades culturais e gastronômicas e promovendo a geração de emprego, renda e trabalho. Pelo decreto municipal fica instituído o Selo Niterói Cervejeiro.

A ideia, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, é dar a chance do produtor artesanal se estabelecer e expandir seu negócio desde que, estimule a produção de pequena e ou média escala de acordo com as boas práticas socioambientais e sanitárias.

“Isso é uma febre no Brasil. O brasileiro gosta de qualidade diferenciada, feita com receitas e criatividade. Esta iniciativa ajudará a divulgar ainda mais a cidade em outros estados como um polo gastronômico. É mais uma força que agrega trabalho, impostos, lazer, além de turistas”, explica o secretário Luiz Paulino.

Criatividade – Para o presidente da Neltur, José Guilherme de Azevedo, o Polo das Cervejas Artesanais integra mais uma opção de fomento ao turismo e à economia da cidade. 

“Niterói dá exemplo de “economia criativa”, em que predominam atividades econômicas baseadas na criatividade, na inovação, na tecnologia e no conhecimento. E a produção das cervejas se enquadra nessa categoria. Nossa meta é contribuir com a proposta da Prefeitura na consolidação do Polo Cervejeiro, atraindo novos turistas para apreciar o modo de produção e os sabores dessa bebida”, ressalta Azevedo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta