Cientistas afirmam ter eliminado pela primeira vez vírus do HIV em animais vivos

Cientistas da Escola de Medicina Katz Lewis, da Universidade de Temple, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, conseguiram pela primeira vez na história eliminar o HIV de animais vivos.

Para o estudo, publicado na última quarta-feira (3), na revista especializada "Molecular Therapy", foram utilizados três modelos diferentes de animais, dentre eles um grupo de ratos que passou por transplantes para receber células humanas imunes e outro para receber células infectadas com o vírus.

Os pesquisadores demonstraram através dos testes que a replicação do DNA do HIV é capaz de ser freada, eliminando assim o vírus através de uma tecnologia que age diretamente sob a fase edição de genes.

"Nós comprovamos estudos anteriores sobre a eficácia da estratégia da edição de genes. Nós mostramos que essa estratégia é eficaz em dois modelos de ratos, um representando infecção aguda e outro representando infecção crônica ou latente", escreveu Dr Wenhui Hu, cientista que liderou as pesquisas.

O sucesso em roedores foi tanto que os pesquisadores estudam agora avançar as pesquisas e realizar testes em animais mais próximos ao ser humano. "O próximo passo seria repetir o estudo em primatas, um animal mais adequado no qual a infecção por HIV levar a doenças, a fim de demonstrar ainda mais a eliminação do DNA do vírus", completou o também membro da pesquisa Dr Kamel Khalili.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta