Coca-Cola investe no segmento de mixers

A estratégia é buscar diversificação para atender mais consumidores

Os consumidores estão querendo uma água tônica de melhor qualidade para misturar ao seu gim-tônica e a Coca-Cola quer entrar nesse mercado. James Quincey, CEO da Coca-Cola, disse que a companhia precisa ficar maior que sua marca homônima para se tornar uma "empresa de bebidas completa". E escolheu um segmento que parece promissor: o de "mixers", ou bebidas para combinar.

"Mais consumidores, especialmente adultos, estão procurando produtos únicos e diferentes com sabores sofisticados, ingredientes de qualidade e produção artesanal de menor escala", disse Quincey em conferência com analistas no mês passado. "Os 'mixers' estão renascendo em muitos lugares do mundo como parte dessa tendência."

A gigante dos refrigerantes lançou uma linha de "mixers" em garrafas de vidro na Espanha chamada Royal Bliss, disponível para compra em bares e restaurantes.
A empresa também relançou a Schweppes no Reino Unido e adicionou uma extensão premium à marca, chamada Schweppes 1783.

Mesmo assim, a empresa de 131 anos está à procura de sangue novo. Esse é um bom sinal para a Q Drinks, uma startup de "mixers" premium. Com sede no Brooklyn, nos EUA, a Q Drinks tem um veterano da Coca como vice-presidente-executivo e o fundador da Honest Tea, comprada pela Coca em 2011, é membro do conselho.

A First Beverage Group, fundo de private equity no qual a Coca-Cola investe para se conectar com startups, liderou a última rodada de captação de recursos da Q Drinks, de US$ 11 milhões. A Coca-Cola não fez nenhum investimento direto na Q Drinks. Ainda assim, a ligação indireta ajuda, disse o fundador e CEO Jordan Silbert.

"Não se trata de convencer a Coca-Cola a fazer um investimento", disse Silbert. "Eles olham para esse segmento sob uma perspectiva de oportunidade e acho que há uma ótima oportunidade."

Silbert fundou a Q Drinks considerando que as pessoas estavam bebendo destilados de maior qualidade, mas usando os mesmos "mixers", de baixa qualidade. Ele conta que percebeu o problema sozinho, tomando gim-tônica com amigos, no Brooklyn. Agora, a Q Drinks e a Fevertree Drinks, outra marca de "mixers" de alto padrão, com sede em Londres, estão preenchendo a lacuna. As ações da Fevertree subiram 72% neste ano até sexta-feira. O papel da Coca-Cola, em igual período, subiu 9,4%.

A Q Drinks produz sete sabores: cerveja de gengibre, água tônica, ginger ale, club soda, refrigerante de grapefruit, água tônica indian e Kola. "Os 'mixers' artesanais estão explodindo agora e faz muito sentido", disse Silbert. "Cada vez mais pessoas estão consumindo destilados premium e o cliente quer mesclar isso com um 'mixer' de qualidade e sofisticação comparáveis."

Fonte: Valor Econômico

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