Com 15 empresas, Rede Giroforte está aberta a mais associados e planeja ampliar CD

– 12/07/2017

Fundada em janeiro de 2003, em Varginha, a rede de Supermercados Independentes Giroforte no final de outubro do ano seguinte foi transferida para a vizinha Três Pontas. A mudança deu certo e na nova cidade a rede fincou suas raízes e crescimento, construiu sede própria e aumentou a base de associados.

Hoje são, 15 empresas que detém 20 lojas atendendo a 13 cidades do Sul de Minas e no Centro-Oeste mineiro. Em 2016, a rede fechou com faturamento de R$ 132 milhões. No total, emprega cerca de 500 colaboradores diretamente.

Segundo o presidente, Bruno Dixini de Carvalho, o que motivou a criação da Giroforte foi a necessidade de unir os supermercadistas da região que tinham muitos objetivos em comum, como aumentar poder de compra, melhorar a relação com fornecedores, confeccionar jornais de oferta, realizar cursos, campanhas de marketing em conjunto e trocar de informações.

A chegada da bandeira Giroforte, informa o presidente, trouxe mais força para as lojas. “Temos alguns casos que a rede propiciou uma grande melhoria de faturamento quando a loja foi reinaugurada com a nossa marca”, cita Carvalho. “Temos casos também de empresários que através da troca de informações melhoraram muito a performance operacional, gerencial, contábil, fiscal, etc..”

A rede foi fundada como Associação, operando no formato central de compras de supermercados independentes. Em 2014, porém, com a intenção de fazer negócios ainda mais atrativos, fundou um atacado como sociedade anônima (S.A)

Em imóvel próprio, tanto a associação quanto a S/A estão sediadas em Três Pontas, na rodovia MG 167 que liga esta cidade a Santana da Vargem. O centro de distribuição (CD) fica a 60 km da rodovia BR381, a Fernão Dias, o que favorece o abastecimento da rede.

O CD passará por ampliação num futuro próximo, mas ainda sem data definida. Para o modelo de logística da rede, no entanto, a atual estrutura atende bem. “Contamos com 500 metros quadrados apenas, pois nosso foco não é estocar nesse primeiro momento e, sim, distribuir com rapidez” explica o presidente.

“Temos planos para expansão na própria sede, que tem área disponível de 3 mil metros quadrados”. Além de centro de distribuição, o imóvel conta também com sala de reunião, sala para treinamentos, escritórios, cozinha e estacionamento, onde trabalham sete pessoas diretamente na operação da Central.

(A matéria completa sobre a rede está na edição deste mês da revista Gôndola)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta