Com mais de 50 anos, Catavento quer se modernizar e lança plataforma B2B
PublishNews, Leonardo Neto, 22/05/2017
Pela plataforma, livreiros poderão conferir os últimos lançamentos, as promoções, fazer pedidos e acessar conteúdos exclusivos sobre os livros que estão comprando
Fundada em 1964, a Catavento entra, em 2017, numa nova fase. Com nova marca e investimentos numa plataforma B2B, a distribuidora quer focar na integração e no fortalecimento dos pequenos livreiros. Pela plataforma, livreiros poderão conferir a disponibilidade dos estoques, os últimos lançamentos, promoções, fazer pedidos e ainda baixar conteúdos exclusivos sobre os livros que estão comprando. “Sempre entendemos que não somos só um atacadista de livros. Prestamos serviços para os livreiros e isso se concretiza agora com o lançamento dessa plataforma”, explicou Julio Cesar Cruz, diretor da casa. A Catavento distribui os catálogos de 120 editoras, possui em seus estoques 1,5 milhão de exemplares de cerca de 50 mil títulos. “Queremos mostrar que temos o passado como tradição, mas estamos olhando para frente, para o futuro”, completou o distribuidor.
Julio observa que, embora a Catavento tenha aberto novas frentes de vendas (supermercados, padarias, loja de conveniência, floriculturas e até sex shops), o foco da empresa sempre esteve nas livrarias. As vendas para esse segmento representam hoje cerca de 60% do faturamento da distribuidora. “Sempre achamos importante abrir novas frentes. Acreditamos que o livro precisa chegar aos diversos tipos de leitores, mas, nunca perdemos esse norte que é o livreiro”, defendeu Roberto Novaes, diretor comercial da casa.
Operando em supermercados desde 1999, a Catavento teve uma boa curva de aprendizagem no que diz respeito a essas interfaces entre distribuidor e varejista. Desde então, a distribuidora teve que criar protocolos de transferência de dados padronizados entre a distribuidora e os supermercados parceiros. “Foi uma necessidade nossa desde o início das operações com supermercados e usamos todo esse know how para desenvolver essa plataforma para as livrarias”, explicou Wendel Almeida, responsável pelo departamento comercial do canal de livrarias na Catavento.
Livreiros que são clientes da Catavento podem se cadastrar e operar a plataforma que é acessada pelo site da empresa.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!