Como o Grupo Martins quer profissionalizar pequenos varejistas
Considerada uma das maiores distribuidoras do País investe em plataforma online de treinamentos para pequenos e médios varejistas que querem ganhar eficiência na crise
Criado há sessenta e quatro anos na cidade mineira de Uberlândia (MG), o Grupo Martins fatura R$ 4,8 bilhões com a venda de 25 mil itens, de chinelas e macarrão a fósforos e bombons, para mais de 350 mil varejistas, sendo que 200 mil deles compram com frequência de 40 dias.
Boa parte desses clientes, a grande maioria na verdade, é formada por pequenos e médios varejos espalhados pelo País, negócios de poucos funcionários e muita demanda, em cidades onde o risco não compensa para grandes redes, como Carrefour e Magazine Luiza.
Em quase vinte anos, parte do negócio do Martins foi ofertar, em troca de boa relação comercial, treinamento e consultoria para o varejo. Mais de 16 mil projetos de transformação em supermercados foram feitos e, desde 2009, cerca de mil workshops regionais dados, por meio da Universidade Martins do Varejo.
A universidade foi criada em 1989 e, desde então, já treinou 326 mil pessoas e 94 mil clientes, além de outros 83 mil usuários que passaram pelo ensino à distância.
“Agora a tecnologia nos permitirá treinar mais gente com consultorias e aulas de negócios online”, disse Walter Faria, CEO do Grupo Martins, em entrevista ao portal Exame. “Queremos com as inovações, no mínimo, triplicar a quantidade de 10.000 pessoas já treinadas”.
Nesta terça (5/9), a companhia colocou no ar a plataforma Flix do varejo, que reúne vídeos, séries educativas, inspiração e ferramentas de gestão para que supermercados, açougues, padarias, farmácias, petshops, restaurantes e tantos outros pontos de vendas possam aprender mais sobre como administrar seus negócios.
A companhia investiu R$ 3 milhões na ideia, desenvolvida há um ano, e a motivação para tanto é simples, conta Faria. “O futuro promissor dele (do pequeno e médio varejista) é o nosso”, disse o CEO. “Na crise, eles precisam de mais eficiência e queremos que eles entendam como podem fazer isso”.
Alguns conteúdos foram feitos com parceiros, como Facebook, MercadoLivre e Vagas.com, e todos são baseados em dúvidas de gestão apontadas por uma pesquisa prévia.
O suporte online não vai extinguir os workshops presenciais feitos uma vez por mês pela companhia. Esses seguem sendo promovidos pela Universidade corporativa, ainda que exija disposição de tempo e recursos dos varejos interessados. “Mas há uma carência grande de informação para o setor, tanto que fizemos recentemente um evento em João Pessoa (PB) para 500 varejistas e 800 estavam presentes”, conta.
Distribuição de crédito
Para fazer a distribuição de milhares de itens de centenas de fornecedores diferentes, para lugares tão longínquos do País, a logística, claro, é o negócio crucial da Martins. A companhia conta com 1.100 caminhões e 5.300 funcionários para a missão de planejar, estocar e abastecer todos os clientes. Além da fidelização por meio dos treinamentos e consultoria para muitos deles, há ainda a oferta de crédito, por meio do banco da empresa.
Fonte: Portal Exame
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