Crise faz procura por medicamento gratuito crescer 115% no Banco de Remédios da Diocese de Piracicaba
Devido ao aumento nas buscas, horário de atendimento na unidade foi ampliado em duas horas e passa a funcionar das 10h às 16h.
Por G1 Piracicaba e Região
04/08/2017 19h13
A procura por medicamentos gratuitos no Banco de Remédios da Diocese de Piracicaba (SP) cresceu 115% entre abril e julho, segundo o órgão religioso. De acordo com a farmacêutica da unidade, o número passou de 80 para 170 atendimentos diários. A crise e o desemprego são fatores responsáveis pelo aumento da busca por doações.
Com o aumento na demanda, o horário de funcionamento do Banco de Remédios, ligado à Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca), foi ampliado em duas horas no período da manhã e passará a atender das 10h às 12h e das 13h às 16h30, sempre de segunda a sexta-feira.
Crise e desemprego
A unidade atribuiu à crise e ao desemprego, o aumento da procura. "Muitas pessoas que perderam seus planos de saúde têm procurado o Banco de Remédios em busca de medicamentos”, afirmou a farmacêutica responsável pelo espaço, Debora Pedrino.
O novo horário passa a valer a partir da próxima segunda-feira (7). “Tivemos um aumento de cerca de 115%, principalmente de idosos cujo recursos da aposentadoria não são suficientes para a compra de remédios”, afirmou a farmacêutica.
No Banco de Remédios são fornecidos gratuitamente os medicamentos que não são encontrados nas farmácias da rede pública, como: cardiovasculares, vasos dilatadores, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos.
A maioria dos medicamentos chega como doações de consultórios médicos, empresas farmacêuticas, de amostra grátis e ou de particulares na forma de medicamentos sem uso e dentro do prazo de validade, explicou a diocese.
"Há também campanhas realizadas pela equipe de voluntários e em parceria com o poder público e iniciativa privada. “Quando os medicamentos chegam é feita uma triagem pelas voluntárias para verificar a validade e a integridade dos fármacos e em seguida são agrupados nas prateleiras de acordo com a classe terapêutica em ordem alfabética”, salientou Debora.
Bazar
Na próxima sexta-feira (11), acontece o "Bazar da Caridade" com o objetivo de angariar recursos que serão revertidos para a compra de medicamentos para o Banco de Remédios.
No bazar podem ser encontradas roupas masculinas, femininas, infantil, sapatos, lençóis, vestidos e acessórios. O bazar ficará aberto na sexta-feira, das 9h às 15h, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, nº 1146, em Piracicaba. Mais informações pelo (19) 2106-7561.
Serviço
O Banco de Remédios da Diocese de Piracicaba atende no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1146, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 13h às 16h30.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!