Cuidado Com a Ruptura de Estoque

Promoções Podem Deixar Prateleira Vazia e Cliente Frustrado

A Promoção de produtos é uma importante ferramenta para a operação de supermercados. Ela pode cumprir inúmeras funções: alavancar vendas no curto prazo, renovar estoques, ganhar mais espaço no pdv, acelerar a saída de produtos que se aproximam do prazo de validade, estimular o consumidor a experimentar um novo produto. Mas se não for bem planejada, pode virar um tiro no pé do varejista e causar uma Ruptura no supermercado, que significa venda perdida. A venda perdida é receita que deixa de abastecer o caixa, reduz a receita e o lucro, e ainda empurra o cliente para os concorrentes.

Ultimamente, promoções do tipo leve 3 e pague 2 têm se tornado mais frequentes – e populares – no varejo brasileiro. Elas aumentam o número de unidades vendidas e pressionam o esto- que, mas se a demanda não for bem calculada, podem ocasionar Ruptura. A Ruptura também pode ocorrer por falta de agilidade na reposição de um item. Ou seja, a prateleira está vazia, o consumidor, frustrado; e o produto está lá, parado no estoque.

Não existe uma fórmula mágica para evitar que a Promoção cause uma Ruptura no supermercado. Cada varejista deve estudar seu próprio negócio, suas necessidades, os hábitos dos clientes, as opções de modelo promocional, prever a demanda e dimensionar sua operação para isso.

Os sistemas de tecnologia (sistemas de gestão) podem ser de grande ajuda para o varejista lidar com as muitas variáveis existentes. Uma boa solução de controle de inventário permite um controle de estoque mais eficiente, para saber se é seguro disparar a Promoção de um item ou se é melhor esperar mais um pouco. Sistemas de gestão integrados podem agilizar a reposição de produtos no estoque e nas gôndolas. "Uma boa alternativa é o controle do sell-out", diz Marcos Manéa, gestor do Comitê de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados. Essas ferramentas diminuem problemas com o chamado estoque virtual, mecanismo de controle que "espelha" o estoque físico.

Enquanto isso, ferramentas de análise de dados permitem saber mais sobre o comportamento do consumidor e suas preferências, o que melhora a qualidade na previsão de demanda para a Promoção. Sem falar na melhor qualidade do controle contábil e financeiro, que poderia ficar sobrecarregado pelo aumento de transações causado pelas ações promocionais.

Por isso, agora que você já sabe os fatores que podem transformar sua Promoção em uma Ruptura, vá em frente. Planeje, estude, seja criativo, use a tecnologia e conquiste o consumidor com criatividade, vantagens e bons preços.

Tecnologia essencial e especialista é um item que não pode faltar na lista de compras de qualquer supermercado. A TOTVS sabe disso e oferece soluções de gestão que apoiam os fluxos e automatizam os seus processos, economizando tempo. Tudo isso abrangendo desde o cadastro de produtos até a contabilização para atender a 100% dos processos do seu supermercado. Acesse o link e confira diversos outras dicas de como evitar ruptura de estoque: https://www.totvs.com/conteudo-protegido/guia-passo-a-passo-para-evitar-a-ruptura-de-estoque?utm_cam…

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