David Rios alerta sobre uso de remédios contra aneroxia
Com o objetivo de prevenir a anorexia – distúrbio alimentar que provoca perda
Com o objetivo de prevenir a anorexia – distúrbio alimentar que provoca perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura e que afeta cerca de 150 mil brasileiros por ano, principalmente as mulheres -, o deputado David Rios (PMDB) apresentou projeto de lei para a criação da Campanha Estadual de Conscientização ao Uso de Medicamentos “Anorexígenos”. A campanha será realizada sempre na primeira semana de abril.
“Atualmente, as drogas anorexígenas utilizadas no Brasil são a dietilpropiona (anfepramona), o fenproporex, fenfluramina, fenilpropanolamina e o manzidol. Dentre eles, o femproporex é o anorexígeno mais utilizado (60% das prescrições). Neste sentido, deve ser descrito que alguns desses medicamentes são capazes de atuar no sistema serotoninérgico, aumentando a liberação de dois importantes neurotransmissores: a noradrenalina e a dopamina. A biodisponibilidade aumentada desses neurotransmissores reduz o sono e a fome e provoca um estado de agitação psicomotora”, explica David Rios, que também é médico.
Segundo o parlamentar, somente o processo educativo pode quebrar o ciclo da desinformação acerca dos riscos a que os cidadãos estão sujeitos ao ingerir medicamentos anorexígenos e também confiar o tratamento da anorexia aos profissionais especializados como psicólogos e nutricionistas.
David Rios observa que pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal, podendo, inclusive, abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para emagrecer. A anorexia é uma doença com riscos clínicos, e devido à falta de nutrientes e calorias no organismo, a pessoa pode ficar desnutrida e desidratada de modo grave, levando à morte.
Publicado em: 24/11/2017 Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!