Dia Nacional da Farmácia terá evento na Estação Central do Brasil

Associação de farmácias promove campanha com serviços de saúde no dia 4 de agosto (sexta), a partir das 8h.

A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) vai celebrar o Dia Nacional da Farmácia – 5 de agosto – com evento de saúde na estação Central do Brasil, no dia 4, um dia antes, em parceria com a SuperVia, a partir das 8h. Quem passar pelo local poderá aferir pressão arterial, medir a glicose e receber orientação farmacêutica.

“O objetivo é promover qualidade de vida e informar para a sociedade que a farmácia pode fazer muito mais que comercializar medicamentos. Ela pode cuidar da saúde das pessoas, prevenindo complicações com diabetes e hipertensão, por exemplo. As orientações de um farmacêutico são definitivas para o sucesso do tratamento proposto pelo médico”, defende Luis Carlos Marins, presidente da Ascoferj e idealizador do evento, cuja primeira edição aconteceu em 2015, no Largo da Carioca.

Já no dia 5, a campanha será dentro das farmácias. Todos os estabelecimentos farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro foram convidados para participar, prestando serviços de saúde aos clientes. A lista está disponível no site da Ascoferj.

“Queremos criar uma corrente no Estado pelo Dia Nacional da Farmácia, aproveitando a ocasião para expor um grave problema: a alta carga tributária que incide sobre os medicamentos”, pontua Marins. Hoje, 33,87% do preço de um medicamento são impostos estaduais e federais, encarecendo o produto e dificultando o acesso. “A Ascoferj vem, há alguns anos, batalhando pela redução dessa carga, mas precisa do apoio de toda a sociedade”, acrescenta.

. Dia Nacional da Farmácia, dia 4 de agosto, das 8h às 13h, na estação Central do Brasil da SuperVia,dia 5 de agosto, Farmácias e drogarias. Atividades: aferição de pressão arterial, medição de glicose e orientação farmacêutica. Atendimento gratuito. Informações: www.ascoferj.com.br.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta