Dicas para economizar na compra de remédios

Quer dicas para economizar com medicamentos? Veja aqui uma lista de como conseguir comprar remédios mais baratos e economize!

Andreia Silveira

27/06/2017 – 08:42

Quem faz uso de medicamentos contínuos sabe o quanto os preços dos medicamentos aumentam. Em todo o primeiro semestre do ano, o Governo autoriza esses aumentos em mais de 19.000 tipos de remédios.

A lista dos medicamentos que sofrem essa mudança nos preços se divide entre terapêuticos fortemente concentrados, terapêuticos sem evidência de concentração e terapêuticas moderadamente concentradas. Esses medicamentos possuem um valor máximo para vendas e também um “x” de aumento, conforme a classe, respectivamente.

Nesse ano, o aumento foi permitido de até 4,76%, porém, já oferece uma grande diferença para os consumidores que precisam dos medicamentos. A boa notícia é que existem formas de economizar com medicamentos. Confira algumas!

Como economizar com medicamentos

Se você tem que comprar um determinado remédio, então não tem como fugir de gastar com a aquisição, não é mesmo? Porém, você pode conseguir driblar os altos preços nos medicamentos. Quer saber como? Conheça alguns jeitos:

– Descontos nos laboratórios farmacêuticos

Você pode aproveitar vários programas de descontos dos laboratórios farmacêuticos, incluindo para o caso de doenças crônicas. Mas para isso, você precisa se cadastrar no laboratório que disponibiliza o remédio. O cadastro é realizado por telefone ou pelo próprio site e você poderá retirar o medicamento com a receita em mãos.

– Descontos em farmácias conveniadas aos planos de saúde

Para atrair mais beneficiários e melhor atendê-los, os planos de saúde oferecem descontos em medicamentos. Com esse benefício, os beneficiários conseguem economizar muito mais ao comprar o remédio que precisa. Este pode ser oferecido tanto na própria farmácia do plano, como é o caso da Unimed, como também através de programa de desconto.

Para aproveitar o benefício, é preciso apenas ter um convênio médico e verificar se a operadora contratada oferece essa vantagem. Fique atento, pois cada operadora possui a rede ou redes credenciadas. Peça sempre a lista para o seu plano e compre o medicamento no estabelecimento que faz parte do benefício.

Além disso, você precisa se atentar, já que não são todos os medicamentos que entram na lista de descontos.

– Farmácia Popular

Ela se encontra tanto na rede própria do Governo como também em uma rede de comércio varejista. Na lista disponível dos medicamentos da Farmácia Popular, você pode encontrar os medicamentos gratuitos e também os que possuem descontos excelentes.
A lista é vasta e você só precisa ter uma receita médica para usufruir o benefício.

– Outras formas de economizar com medicamentos

Você também pode pesquisar em várias redes de farmácias, pois as diferenças entre valores de uma para outra pode ser bem grande. Além disso, peça descontos e não é porque se trata de uma farmácia que não há margem para negociação. Mostra preços mais baixos na concorrência e peça para diminuir e não apenas fazer o mesmo.

Você também pode optar por comprar medicamentos genéricos, já que, por regra, tende a ser mais barato. E por falar em genéricos, verifique vários laboratórios e opte pela compra do mais em conta. Para facilitar, peça ao seu médico para receitar o remédio pelo princípio ativo, ao invés do nome da marca.

E não se esqueça! Remédios para o tratamento de diabetes, hipertensão, asma e até os anticoncepcionais são encontrados na lista do Programa Farmácia Popular. Peça ao seu médico para receitar um desses.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaúde.net

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta