Distribuidora de medicamentos de Araçatuba é alvo de operação do MP
Operação investiga rede de farmácias por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.
Por G1 Rio Preto e Araçatuba
28/06/2017 14h32
Distribuidora de medicamentos de Araçatuba é alvo de operação do MP
Uma distribuidora de medicamentos de Araçatuba (SP) foi alvo de uma operação que está sendo realizada em várias cidades do Estado. A operação, denominada Monte Cristo, acontece em conjunto com o Ministério Público Estadual, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e Polícia Militar.
De acordo com a Receita Federal de Araçatuba, há fortes indícios de crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e interposição fraudalenta, que é quando pessoas são usadas como laranjas. Na cidade, foram apreendidos computadores e documentos da empresa distribuidora.
A operação é realizada também em São José dos campos (SP), Jacareí (SP), Caçapava (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP) e litoral norte de São Paulo. Em todo o Estado, são 57 alvos, sendo 23 pessoas jurídicas e 34 pessoas físicas. Estão mobilizados 50 promotores, 14 auditores fiscais e 20 agentes de fiscais de renda, além de policiais militares.
A operação
A Secretaria Estadual da Fazenda deflagrou a operação de combate à sonegação fiscal em uma rede de farmácias no Estado de São Paulo. A operação mobilizou 40 agentes fiscais de renda em trabalho de busca e apreensão de documentos digitais.
Segundo a secretaria, as investigações começaram há três anos, quando indícios de divergência na entrada de produtos comprados pela rede de farmácias foram identificados. O grupo adquiria mercadorias em Goiás e enviava para empresas de fachada em São Paulo, que não recolhiam o ICMS devido por substituição tributária na entrada desses produtos em território paulista, fraude que pode ter gerado prejuízos milionários aos cofres públicos.
Em apenas uma das empresas, um auto de infração de R$ 50 milhões foi feito. Durante a operação, foram cumpridos 67 mandados de busca e apreensão as empresas e residências ligadas ao esquema de fraudes nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Caraguatatuba, Ubatuba, São Paulo, Araçatuba, Campinas, entre outras.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!