Empresários concluem etapa teórica do Varejo Top Loja no sudoeste do PR
26/07/2017 às 10:15 – por Assessoria
Na última semana, foi realizado o último dos 18 encontros agendados no programa Varejo Top Loja Minimercados na região sudoeste do Paraná. O módulo “Gestão Operacional de Loja” foi coordenado pelo consultor Francisco Flavio de Paula, de Curitiba, especialista em gestão de supermercados. Nos próximos meses, os participantes receberão consultorias nas próprias empresas e passarão por diagnóstico para analisar a evolução dos negócios.
O Varejo Top Loja Minimercados é realizado pela Fecomércio-PR e pelo Sebrae/PR, em parceria com a Apras (Associação Paranaense de Supermercados). O programa, na região Sudoeste, começou em 2015, com minimercados e mercearias de Realeza, São João, Dois Vizinhos, Chopinzinho, Pato Branco, Clevelândia e Palmas.
Segundo Francisco , o último módulo teórico abrange todos os conteúdos a que os empresários tiveram acesso, como planejamento estratégico, marketing no varejo, comunicação visual e controladoria, entre outros. “São aplicações simples e práticas, mas exigem que os empresários tenham os controles de gestão e saibam interpretar os indicadores. Eles têm os conhecimentos, recebidos durante a capacitação”, detalha.
O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, destaca que os módulos do Varejo Top Loja Minimercados contaram com consultorias ligadas à Apras e que as empresas participantes passaram por diagnóstico no início do programa, que serão reaplicados ao final para mensurar a evolução de forma individualizada. “Nos próximos meses, os minimercados receberão consultorias nos seus ambientes e, no final do programa, passarão por novo diagnóstico. O encerramento do Varejo Top Loja Minimercados será em novembro, em Curitiba, com integrantes do programa de todo o Estado”, informa.
Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio-PR e responsável pela gestão dos projetos de Desenvolvimento Empresarial da federação, observa que os próximos meses serão decisivos para as empresas que estão no Varejo Top Loja. “Será talvez a fase mais importante do processo, em que poderemos validar, junto aos empresários, todas as ações em sala de aula e também as atividades externas, como missões técnicas e trabalhos nos ambientes”, afirma.
De acordo com Paikan, a expectativa é que o programa possa melhorar o ambiente comercial da região, graças à capacitação do empresariado e da qualificação dos colaboradores, e oferecer melhores serviços para a sociedade local. “Assim, estamos cumprindo a missão da Fecomécio-PR, que é fomentar o desenvolvimento econômico, empresarial e social do Estado”, completa.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!