Empresários criam primeira aceleradora de cervejas artesanais do Brasil
Promovendo eventos mensais por todo o País, BierHub oferece estrutura financeira e operacional para as receitas escolhidas por júri técnico
SÃO PAULO – Fundada no meio de 2016, a BierHub é a primeira aceleradora de cervejarias artesanais do Brasil. A ideia surgiu em uma conversa de bar entre Diego Valverde, que atuava no segmento de fintechs, e seu sócio Marcello Saraiva, proprietário de um estabelecimento que comercializa produtos do setor cervejeiro. O programa de aceleração inclui consultorias de logística e distribuição e financiamento completo para a produção.
Para entrar no processo de aceleração da BierHub, os empreendedores devem passar antes por uma pré-seleção. Nessa etapa, um júri técnico formado por especialistas deste mercado irá avaliar as receitas e escolher cinco delas, que posteriormente participarão do evento mensal promovido pela aceleradora.
De acordo com um dos fundadores, por meio da avaliação do público e dos jurados será escolhida a receita vencedora que ingressará no processo de aceleração da BierHub com duração de 1 ano. "Para este ano, serão acelerados no mínimo 12 rótulos, com produção mínima de 5 mil litros", afirma Valverde. A meta é que cada uma das cervejarias atinja até 150 mil litros produzidos no período de fomento.
Além de fornecer infraestrutura produtiva, a BierHub se uniu a Wbeer, loja virtual de bebidas alcoólicas. Essa parceria, selada no início do ano, tem como objetivo viabilizar a venda dos produtos por meio de um clube de assinatura.
Dessa forma, os assinantes são os primeiros a experimentar as receitas caseiras. Após isso, o produto será comercializado por 1 mês no e-commerce da Wbeer. E, por fim, distribuído em pontos de venda conveniados.
Os empreendedores em fase de aceleração recebem um percentual que varia de 1% a 3% da receita total obtida por esse comércio.
A caixa enviada mensalmente à residência dos clientes é composta por três ou cinco garrafas do rótulo vencedor do Bier Hub Festival. O próximo evento, que está caminhando para sua 12º edição, será realizado amanhã, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Em relação as metas para 2017, Valverde destaca o foco da aceleradora em se consolidar no mercado nacional, para depois projetar a empreitada internacionalmente. "Queremos que as pessoas vejam a Bier Hub como uma ferramenta para a cultura cervejeira", diz.
Instalada na cidade de São Paulo, a aceleradora conta com uma equipe de cinco funcionários. Desde o início dos eventos que percorreram vários Estados, foram degustados 45 rótulos de cerveja artesanal. Além disso, a Bier Hub recebeu dois aportes desde sua criação: R$ 60 mil de um investidor-anjo e R$ 600 mil de um investidor de risco, cujos nomes não foram revelados.
João Vicente Ribeiro
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!