Empresas brasileiras elevam volume de negócios com compradores internacionais durante Apas
Reuters
SÃO PAULO (Reuters) – Cerca de 150 fornedores brasileiros e compradores de 23 países fecharam na semana passada acordos comerciais que devem totalizar ao redor de 96 milhões de dólares em 12 meses, conforme dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O montante superou a expectativa inicial de 82 milhões de dólares da Apex-Brasil, que promoveu 1.150 reuniões de negócios entre as companhias nacionais e os potenciais compradores, dentro do seu 'Projeto Comprado', durante a feira do setor supermercadista Apas Show, realizada na semana passada.
O grupo dos 37 compradores externos inclui participantes de países como Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Paraguai, Peru, Uruguai, Canadá e Estados Unidos, entre outros, enquanto, do lado brasileiro, as 150 empresas contemplam setores como o de bebidas, alimentos, material de limpeza.
No ano passado, 31 compradores estrangeiros e 100 empresas brasileiras participaram do projeto realizado no evento, quando foram negociados mais de 76 milhões de dólares.
O gerente de exportação da Apex-Brasil, Christiano Braga, afirmou que entre os desafios nas negociações está a qualificação. "O evento traz para o Brasil um conjunto de empresas de vários países e, portanto, existe uma concorrência com produtos de várias partes do mundo. É preciso que as empresas se apresentem com uma estratégia adequada para posicionar o seu produto, seja ela por preço, seja por diferenciação na qualidade para serem mais atrativos que os dos concorrentes", afirmou.
Do total de contratos fechados durante a feira neste ano, 3,5 milhões de dólares referem-se a negócios imediatos e o restante deve ser concluído nos próximos 12 meses.
(Por Paula Arend Laier)
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!