Fabricante da mortadela Ceratti é comprada por Hormel Foods
Empresa americana paga US$ 104 milhões pela tradicional marca paulista
Tradicional fabricante brasileira foi comprada pelo grupo Hormel Foods por US$ 104 milhões -SÃO PAULO- A americana Hormel Foods anunciou ontem a aquisição da Ceratti, fabricante da tradicional mortadela que leva sua marca. O valor total da transação, cujas negociações se arrastaram por dois anos, foi de US$ 104 milhões (R$ 332,8 milhões).
Fundada há 85 anos pelo imigrante italiano Giovani Ceratti, que transformou seu açougue no bairro do Ipiranga, Em São Paulo, numa pequena fábrica de embutidos, a Ceratti atualmente tem sua unidade produtiva na cidade de Vinhedo, no interior paulista, e emprega cerca de 450 funcionários. A empresa não divulga balanços, mas, recentemente, informou ter faturado R$ 300 milhões em 2016.
“Estamos muito orgulhosos de fazer parte da família Hormel”, disse Mauro Preti, presidente da Ceratti, em comunicado, destacando que a Hormel tem “forte reputação, com valores que combinam muito com os que construímos”. A nota afirma ainda que “a aquisição pela Hormel Foods fornece os recursos de uma empresa global e ajudará nos nossos planos de expansão e crescimento”. HORMEL VÊ BRASIL COMO PLATAFORMA PARA CRESCER Com 126 anos de história, a Hormel Foods atua em 75 países, tem mais de 20 mil empregados e seu faturamento é de cerca de US$ 9 bilhões. A aquisição da Ceratti marca a entrada da Hormel no mercado brasileiro e também na América do Sul.
“A aquisição é um ajuste estratégico para a Hormel e permite a nossa entrada inicial no mercado brasileiro como plataforma para crescer em outros países do continente”, disse Jim Snee, presidente da Hormel, em comunicado ao mercado.
Osler Desouzart, da OD Consulting, considera baixo o valor de venda da Ceratti, principalmente se consideradas a marca e a potência do seu principal produto, que é a mortadela. Segundo ele, “todas as outras linhas deixam um pouquinho a desejar”, problema que considera facilmente contornável, desde que haja mais investimentos em distribuição.
— Agora, para brigar com Sadia, Perdigão e Aurora, vai precisar fazer um bom investimento em distribuição e ampliar a presença além do segmento mortadela, que é um nicho de luxo. Precisa melhorar a linha de defumados, linguiças sobretudo, presunto. Hoje, (a Ceratti) não tem punch logístico — avalia Desouzart.
Procurada pelo GLOBO, a Ceratti informou que não revela a participação de mercado de seus produtos. Por e-mail, a companhia também disse que deve lançar novos produtos. E, apesar de não divulgar seus números, ela afirma que pretende dobrar a participação atual que tem no mercado brasileiro. Além de mortadela, a empresa comercializa produtos como salsichas, salames e outros embutidos, além de importados, como azeite. De acordo com o comunicado da Hormel, Mario Ceratti, atual diretor estatutário da Ceratti, coordenará o processo de transição da empresa aos novos acionistas, e o corpo gerencial atual da empresa será mantido sem alterações.
Desouzart, da OD Consulting, ressalta que a Hormel tem uma linha muito variada de produtos e a aquisição da Ceratti é uma bela estratégia de entrada no mercado brasileiro.
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