Familiares denunciam falta de medicamento para quimioterapia no Hospital do Câncer do Acre
Paciente deveria ter iniciado tratamento no início de julho, diz familiares. Direção do hospital diz que medicamento deve estar disponível ainda na quinta-feira (27).
Por Tácita Muniz, G1 AC, Rio Branco
26/07/2017 22h15
A família de um senhor de 63 anos, que luta há 17 contra câncer denunciou, nesta quarta-feira (26), que o Hospital do Câncer do Acre está, desde o começo de julho, sem o medicamento 5-FU, usado para fazer quimioterapia. A família não quis se identificar com medo de represália. A direção do hospital confirmou a falta, mas informou que o medicamento estará disponível na quinta (27).
O idoso foi diagnosticado com câncer na laringe ainda em 2000, segundo uma das filhas, e vem lutando contra a doença desde então. Ele não fala devido a uma cirurgia para a retirada do tumor, que agora rescindiu na área do pescoço e maxilar, segundo a família.
“Era para ele fazer a quimioterapia desde o dia 4 de julho e não está fazendo, porque a medicação está faltando e não há previsão para que tenha ela no hospital, segundo informou a direção”, contou a filha.
Outra preocupação da família é que dia 28 está marcada a consulta do paciente para saber como estaria o avanço da doença após a quimioterapia, que nem chegou a ser feita. “Vamos retornar ao médico e nem fizemos a quimioterapia. Então, atrasa tudo. A direção disse que nem havia chegado e nem tinha previsão. Nisso, a gente fica com medo de nem ter a oportunidade de estar com nosso pai”, lamenta.
Já ao G1, a gerência do Unacom informou, através da assessoria de comunicação, que o medicamento foi entregue na tarde desta quarta no Departamento de Assistência Farmacêutica (Dafi). Além disso, garante que a previsão é que este remédio já esteja no hospital na quinta-feira (27) para que sejam agendadas as sessões de quimioterapia dos pacientes que fazem o tratamento.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!