Farmacêuticas vão a campo levantar informações sobre hábitos com medicamentos
Data: 27/04/2017
No dia 5 de maio, em que se comemora o dia nacional do uso racional de medicamentos, farmacêuticas da rede municipal de saúde estarão em algumas farmácias municipais coletando informações junto a pacientes em tratamento para saber como se comportam em relação aos medicamentos que estão consumindo.
Elas querem saber a forma como se medicam, levando em conta o respeito ao horário, se é tomado antes ou após a alimentação, a forma de armazenamento e descarte, além de tirar eventuais dúvidas sobre a prescrição e orientá-los inclusive sobre os riscos do uso inadequado dos medicamentos.
De acordo com Luciana Canetto, coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, um dos problemas de saúde pública é a auto-medicação, de comprar remédio por conta própria, sem a prescrição. "Este hábito pode trazer muitos problemas à saúde do paciente, o que reflete na saúde da população e impacta no sistema público de atendimento", disse.
As informações obtidas vão compor um banco de dados para embasar estudos posteriores e definir políticas públicas para o setor."Esse levantamento nos dará uma visão da cidade além de ser uma oportunidade para mostrarmos à população a importância do farmacêutico no acompanhamento dos pacientes que fazem uso de medicamentos", explica Luciana.
A atividade é resultado da parceria do Conselho Regional de Farmácia (CRF) com a prefeitura e integra a Semana Municipal de Assistência Farmacêutica, instituída pela Lei Municipal 6369/2008. As profissionais da saúde estarão em ação das 9h às 16 horas.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!