Farmacêuticos debatem a profissão e oferecem serviços ao público
Data: 01/09/2017
Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico (25/09), o Conselho Regional de Saúde (CRF-SP) realizará dois eventos no mês de setembro. O primeiro, dia 05, no Hotel Antonio's, a partir das 19h, intitulado Encontro Paulista de Farmacêuticos, será voltado exclusivamente aos profissionais da área. O segundo, no dia 16, das 9h às 13h, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral, aberto à população.
De acordo com Claudia Mezleveckas Carias, coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, no primeiro encontro, a Diretoria do CRF/SP estará presente com intuito de contextualizar a profissão e traçar perspectivas em relação ao futuro da categoria, dimensionando o potencial de desenvolvimento e envolvimento do farmacêutico com o mercado e com a sociedade.
No segundo evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais estarão a postos para atender a população, oferecendo serviços gratuitos com a finalidade de mostrar a abrangência de atuação do farmacêutico. Na Praça José Bonifácio, portanto, haverá várias equipes para aferição de pressão arterial e glicemia, testes de hepatite C, orientação sobre utilização e descarte de medicamentos, acupuntura e fitoterapia. Será apresentada também uma nova área de atuação do farmacêutico: a Farmácia Veterinária.
Os serviços serão oferecidos a partir de uma parceria entre a Secretaria de Saúde com a Farmácia Madre Maria, Rede Drogal, Droga Raia, Drogaria São Paulo e os curso de farmácia da Unimep e FAM, com o patrocínio das empresas Animalia Farma e Farmácia Madre Maria.
"Tratam-se de atividades que ajudam a população entender melhor a dimensão do trabalho do farmacêutico, que não é apenas de dispensação de medicamentos, mas também de acompanhar a saúde do usuário e orientar sobre fatores de extrema importância para o seu pleno tratamento e recuperação, em caso de alguma doença, e da prevenção, para evitar problemas de saúde", explicou Cláudia Carias.
Segundo a coordenadora, o debate sobre a profissão permite também que os próprios profissionais reflitam sobre a realidade e ampliem seus horizontes, vislumbrando novos caminhos e novas possibilidade de desenvolvimento, seja no plano prático quanto no teórico.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!