Farmácia Popular do município fecha as portas dia 14 de julho
Farmácia Popular na avenida Fidélis Reis vai encerrar as atividades no dia 14 de julho. A informação foi confirmada ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. O fechamento da unidade própria já era especulado desde abril, quando foi aprovado o fim da contrapartida federal para a manutenção das estruturas no país. Em nota, o governo municipal posicionou que a medida não representará prejuízos aos usuários. Todo o mobiliário e remédios em estoque na unidade serão doados para a rede de saúde do município.
Além disso, a responsável pelo departamento de Assistência Farmacêutica, Gabriela Vizzotto, posiciona que o fechamento da unidade representará mais recursos para a compra de medicamentos. Vizzotto argumenta que 80% do valor recebido para custeio anual da unidade própria da Farmácia Popular era destinado a gastos administrativos e apenas 20% eram aplicados na aquisição de medicamentos. Segundo ela, o município continuará recebendo a verba federal e poderá utilizar o montante totalmente para a compra de remédios. “Uberaba recebia R$12.500 por mês para manter a unidade própria da Farmácia Popular, cerca de R$150 mil por ano. Agora esse valor vai ser repassado ao município dentro do bloco da assistência farmacêutica, diretamente para gastos com remédios”, ressalta.
A responsável pelo departamento acrescenta ainda que a rede municipal vai incorporar os itens que eram fornecidos apenas na Farmácia Popular e ampliar a lista de medicamentos nas unidades básicas de saúde.
O programa Farmácia Popular oferecia 112 medicamentos. Desse total, 80% também fazem parte da lista padronizada da Prefeitura. Cerca de 20 medicamentos que não eram encontrados nas farmácias básicas agora serão obrigatoriamente adicionados. Para retirar os remédios, basta apresentar a receita pelo SUS, RG e cartão do SUS em qualquer uma das seis unidades da rede.
A secretaria foi notificada em junho pelo Ministério da Saúde sobre o fechamento de todas as unidades próprias do programa Farmácia Popular até o dia 31 deste mês. As farmácias particulares credenciadas ao programa não serão afetadas pela medida.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!