Farmácias promovem campanha de prevenção cardiovascular

Ação em dois mil estabelecimentos acontece no dia 8 de agosto (terça-feira). Doenças do coração causam em torno de 300 mil mortes por ano.

Você quer saber como anda a saúde do seu coração? A população brasileira terá essa oportunidade no dia 8 de agosto (terça-feira), quando cerca de 2 mil farmácias e drogarias promoverão avaliações gratuitas para conscientizar sobre os riscos das doenças cardiovasculares, que provocam em torno de 300 mil mortes por ano no país — praticamente uma a cada dois minutos.

A campanha é desenvolvida pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e coincide com o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, problema que aflige mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na ocasião, os participantes serão avaliados por meio do Escore Risco (ER), um sistema que mede, classifica e fornece uma estimativa de risco, a partir dos resultados de testes de colesterol, pressão arterial, tabagismo e diabetes, realizados na hora.

“O número de cirurgias de coração no Sistema Único de Saúde aumentou 16% em sete anos e as doenças cardiovasculares respondem por 30% das mortes no mundo. São dados que só reforçam a importância de ações educativas e as farmácias têm um papel fundamental nesse processo”, avalia o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Abrafarma — Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 27 maiores redes de farmácias do País, que contam com mais de 7.083 lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam 44% das vendas de medicamentos no país, tendo realizado mais de 830 milhões de atendimentos em 2016, com vendas totais de R$ 39,4 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. | www.abrafarma.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta