Farmácias – quatro erros de gestão que prejudicam as vendas
Para quem está à frente de um negócio de farmácia ou drogaria, torna-se necessária a contratação de uma empresa ou profissional especializado em prestar uma assessoria completa para esse tipo de negócio. Este profissional indicará o que está impedindo suas vendas, traçando um plano estratégico para combater esse problema e outros que possam existir.
Volta Redonda – RJ
Data de Publicação: 29/01/2018
É certo que o mercado tem altos e baixos e que nem sempre as vendas vão bem. Porém, é preciso ficar atento a períodos anormais de baixa, nos quais o problema nem sempre são os preços altos ou a falta de promoções. Pequenas falhas internas podem se tornar grandes problemas orçamentários e é imprescindível corrigir os entraves das vendas o quanto antes. Pretendemos apontar cinco erros comuns de contabilidade para farmácias que podem prejudicar gravemente as suas vendas.
Negligência na disposição das mercadorias
Sempre que um cliente adentra um estabelecimento é assaltado por diversas mensagens identificadas pela visão, o olfato, a audição e tato. Um ambiente climatizado, sem cheiros fortes e com as mercadorias organizadas de forma inteligente nas prateleiras é um convite quase irresistível ao consumo. O cliente precisa gostar de estar dentro da farmácia para assim se sentir disposto a conferir o que há em termos de cosméticos e outros produtos, além dos medicamentos propriamente ditos. Prateleiras incompletas e sem organização tornam difícil a procura por determinados produtos, sugerem amadorismo, escassez e abalam a credibilidade da farmácia.
Equipe sem treinamento e desmotivada
A questão do atendimento na farmácia sempre será um grande desafio para qualquer empresário deste setor. Clientes mal atendidos não pensarão duas vezes em se fidelizar na concorrência e, por essa razão, é preciso ter bom senso na hora de treinar a equipe e cobrar resultados. Clientes que se automedicam possuem, de um modo geral, amplo conhecimento a respeito dos medicamentos e da sua composição, não sendo recomendável encarregar colaboradores despreparados para funções que envolvem manipulação de medicamentos, fornecimento de informações e outras. Além disso, é importante também que os colaboradores encarregados das vendas estejam bem informados a respeito de tudo o que é comercializado dentro da farmácia. Conceder prêmios, folgas, promoções e bônus sempre que possível é fundamental para que a equipe se sinta motivada e sempre disposta a vender mais, melhor e de boa vontade.
Falta de conhecimento em fundamentos de gestão e contabilidade
Se você está à frente do negócio e carece de informações a respeito de como gerenciar sua farmácia, não pense duas vezes antes de contratar uma empresa ou profissional especializado em assessoria empresarial para farmácias e drogarias. Contar desde o início com a ajuda de alguém capacitado e experiente ajuda a evitar gastos desnecessários e falhas que geram prejuízo, tanto em curto como em longo prazo. Este profissional saberá indicar exatamente onde está o entrave de suas vendas e traçará um plano estratégico eficiente para combater o problema.
Poucos serviços à disposição
Quanto mais pessoas frequentarem a sua farmácia, tanto melhor: mais referências poderão ser passadas a outros possíveis clientes e mais se falará a respeito do seu negócio. É de extrema importância que o nome da sua farmácia esteja sempre na mente dos seus clientes e das pessoas que moram nas proximidades. Por essa razão, ofertar o máximo de serviços possíveis é fundamental para alavancar as vendas. Aferimento de pressão, balança disponível e gratuita e teste de glicemia são alguns exemplos de serviços que contribuem para aumentar o fluxo de clientes nas farmácias. É interessante que alguns desses serviços sejam gratuitos.
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