Frooty promove parceria inédita com Ribeirinhos que fazem colheita do açaí no Amazonas e Pará
Até o momento já foram cadastrados 60 profissionais, mas objetivo é que este número chegue a 200 até o fim do ano
Com o objetivo de liderar o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento responsável e sustentável de açaí, a Frooty, empresa brasileira líder mundial na venda de creme de açaí, iniciou seu projeto Frutos da Frooty e firmou parceria com os Ribeirinhos que fazem a colheita da fruta nos Estados do Amazonas e Pará. O projeto está apoiado em três fatores: ambiental, social e econômico, além de fazer com que cada Ribeirinho se engaje com a causa.
Para Marcelo Cesana, CEO da Frooty, o projeto visa aproximação da marca com comunidades tradicionais extrativistas, além de valorizar e agregar benefícios buscando o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. “Com as 200 famílias participantes do programa teremos o potencial para abastecer 93% da produção atual da Frooty. A participação e envolvimento de todos é imprescindível para viabilizamos a ação”, disse Cesana.
A importância da conscientização para colheita do açaí foi discutida em evento realizado no último dia 26 de outubro, na região de Mocajuba, no Pará. À beira do Rio Tocantins, comunidade e idealizadores da ação discutiram as formas e os caminhos que essas ações terão daqui para frente.
A Frooty já fez um mapeamento dos trabalhadores e identificou que 59% dos Ribeirinhos não dispõe de água potável. O Frutos da Frooty realizou a distribuição de filtros de água – para auxiliar no acesso a água limpa e conscientizá-los da necessidade do uso – e de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e botas, que contribuem para melhorar as condições de trabalho e de vida dessas pessoas.
Etapas do projeto
O projeto tem quatro princípios básicos: Pessoas & Comunidade (Foco no dia a dia do produtor e seus familiares), Recursos Naturais e Suas Terras (Preservação da biodiversidade das áreas de atuação dos fornecedores Frooty), Eficiência & Inovação (Foco em suas práticas de produção, instrumentos de trabalhos, estratégias, entre outros) e Produto & Alimento (Observações do quantitativas e qualitativas do fruto entregue por cada fornecedor).
A primeira etapa foi de definição da política, seguida de mapeamento dos Ribeirinhos que fazem parte da cadeia de suprimento da Frooty para entender quais são os níveis e condições em que eles trabalham. O passo seguinte foi cadastro e reconhecimento dos possíveis parceiros e fornecedores. As últimas fases foram de atender as necessidades básicas para o desenvolvimento do trabalho de colheita do açaí, e gerar indicadores para melhoria contínua.
“Já mapeamos alguns impactos positivos que serão vistos nas regiões, como melhoria na renda, escolaridade, saneamento, bem-estar, meio ambiente, fortalecimento da agricultura familiar e da organização da base comunitária, além de serem agentes multiplicadores de qualidade e produtividade”, completou Cesana.
Sobre a Frooty
Há 22 anos no mercado e responsável por alavancar o consumo de açaí no Brasil, a Frooty tornou-se referência global pela qualidade e sabor dos seus produtos feitos com açaí. Atualmente, conta com 300 colaboradores e uma unidade fabril localizada em Atibaia (SP) – responsável pela produção de cerca de 80 toneladas de creme de açaí por dia. Líder de mercado, está presente em mais de 30 mil pontos de venda no Brasil e exporta para outros 21 países da Europa, Ásia e América Latina. Mais informações no site www.frooty.com.br e nas redes sociais: FrootyBrasil no Facebook e Instagram @FrootyBrasil.
Assessoria de imprensa Frooty
Mariela Rodrigues
Tel. 11 3841.2702 | 3042.3090
mariela@agenciamam.com
www.agenciamam.com
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!