GPA investe em inovação para facilitar a vida dos consumidores

Diante de consumidores cada vez mais conectados, grupo varejista foca novas soluções digitais e ofertas personalizadas

Por Abril Branded Content
9 out 2017, 18h48 – Publicado em 9 out 2017, 18h29

O GPA é uma empresa que tem a inovação em seu DNA. Pioneiro na venda de alimentos pela internet no Brasil – lançou seu e-commerce há mais de 20 anos – e investindo em programas de fidelidade desde o ano 2000, o grupo segue inovando para acompanhar as necessidades de seus clientes, cada vez mais conectados. Agora, lança as plataformas Meu Desconto e Caixa Express, além de apoiar startups por meio do Pitch Day Pão de Açúcar, programa que visa fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento de novas soluções digitais que facilitem ainda mais a vida dos consumidores.

O Meu Desconto é uma plataforma disponível nos aplicativos dos programas de fidelidade do grupo, Pão de Açúcar Mais e Clube Extra, que oferece ofertas personalizadas de acordo com o perfil de cada um dos seus mais de 13 milhões de clientes cadastrados. O sistema utiliza o histórico de compras dos consumidores para ofertar, quinzenalmente e de forma totalmente customizada, por volta de 60 produtos com descontos de no mínimo 15%. Como as ofertas são cadastradas pelos próprios fornecedores, os descontos são ainda maiores do que os já oferecidos nas lojas.

Tudo é feito de forma simples e prática. Basta ativar as ofertas do seu interesse pelo aplicativo, colocar os produtos escolhidos no carrinho de compras e identificar-se diretamente no caixa por meio do número do CPF. Outra vantagem do Meu Desconto é que ele elimina a necessidade de guardar folhetos de ofertas ou cupons, concentrando todas as opções de descontos diretamente no celular. Tudo é 100% digital, o que gera uma grande economia de papel e traz sustentabilidade ao processo.

Agendamento no checkout

Outra novidade é o Caixa Express, funcionalidade exclusiva para os clientes do programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais, que possibilita o agendamento prévio de um horário para atendimento nos caixas das lojas, evitando, assim, as indesejadas filas. A solução já está em fase de testes em alguns supermercados da rede e deve ser ampliada ainda este ano. O aplicativo estará disponível em breve, incorporado ao aplicativo do Pão de Açúcar Mais.

“Todas essas iniciativas reafirmam o papel do GPA de entender cada vez mais as necessidades de um consumidor que busca personalização e diferenciação, disponibilizando novas soluções adequadas às diferentes necessidades e perfis de cliente”, afirma Jorge Faiçal, diretor de marketing. “Buscamos sempre acompanhar as tendências e as transformações do comportamento de consumo e do próprio varejo – que antes se resumia a uma operação de distribuição e, no futuro, terá no uso da base de dados dos clientes o grande diferencial na promoção de soluções e experiências cada vez mais personalizadas”, conclui o executivo.
Startups no varejo

E as inovações não devem parar por aí. Buscando aprimorar cada vez mais a experiência de seus clientes, o GPA vem investindo também em novas soluções desenvolvidas por startups de todo o Brasil. Entre julho e agosto deste ano, a companhia promoveu o primeiro Pitch Day Pão de Açúcar, um concurso para jovens empreendedores que tem como objetivo estreitar a relação da rede com o ecossistema de inovação e fomentar o desenvolvimento de produtos que ajudem no dia a dia dos consumidores.

As startups tinham como desafio desenvolver soluções inovadoras em três categorias: “melhorias da experiência do cliente dentro da loja”, “big data aplicado ao varejo” e “otimização do supply chain e melhorias dentro do centro de distribuição”. As três empresas vencedoras foram premiadas com um programa de mentoria com executivos do grupo e a ideia é aplicar essas tecnologias nos supermercados da rede em breve.

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