Indústria cervejeira tem faturamento de R$ 70 bilhões
— 16 de outubro de 2017
A produção envolve mais de 11 mil famílias do campo, 17 mil hectares, 1,2 milhão de pontos de venda e atendimento a mais de 99% dos lares nacionais
Em 2016, uma pesquisa feita com dados de 2011 pelo Barth-Haas Group, empresa de produtos e serviços relacionados ao lúpulo, apontou que o Brasil foi o terceiro produtor mundial de cerveja, com 13,3 bilhões de litros. Perdeu só para a campeã China, com seus 48,9 bilhões, e para os Estados Unidos, com 22,5 bilhões.
No que se refere ao consumo, o Brasil ocupava a 15ª posição naquele ano, com uma média per capita anual de 62 litros. O primeiro colocado era a República Tcheca, com 143 litros, seguido pela Alemanha, com 107, Irlanda, com 94, e Polônia, com 89.
Já dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) apontam que o setor cervejeiro é um dos mais relevantes para a economia nacional, com investimentos de R$ 20 bilhões entre 2011 e 2014 e faturamento de R$ 70 bilhões ao ano, representando 1,6% do PIB, R$ 27 bilhões em salários, R$ 21 bilhões em impostos e 2,2 milhões de empregos. Atualmente há 50 fábricas que, juntas, produzem 14,1 bilhões de litros todos os anos.
O alcance também é impressionante. A produção envolve mais de 11 mil famílias do campo, 17 mil hectares, 1,2 milhão de pontos de venda e atendimento a mais de 99% dos lares nacionais.
Neste cenário promissor, com uma produção de cerca de 2 milhões de litros por mês e faturamento anual de R$ 90 milhões, a Germânia já é a maior entre as pequenas cervejarias brasileiras. Fundada em 1991, atua no segmento de chopp e cerveja e até hoje seus produtos eram distribuídos exclusivamente na rede Lig Chopp Germânia, focada em delivery e que conta com mais de 150 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Estudos do instituto Kantar Worldpanel mostram que o consumo fora de casa concentra a maior parte do valor gasto com cervejas, mas que o de dentro não pode ser desconsiderado, já que envolve maior frequência de compra e maior penetração.
Agora, porém, a Germânia iniciou um grande projeto de expansão através de parcerias com grandes distribuidores e de reposicionamento da marca, com investimentos da ordem de R$ 4 milhões. Além disso, aumentou a variedade de produtos para além do famoso chope, com latas de cerveja, garrafas long neck, garrafas de 600 ml, growlers e garrafas de vidro e de plástico, para que o consumidor possa enchê-las com o seu chope favorito e levar para casa.
Entre as ações de marketing previstas estão a revitalização da logomarca e da comunicação visual das lojas, o lançamento de uma campanha de comunicação em revistas, sites, rádios, TVs, outdoors, relógios de rua, pontos de ônibus e redes sociais e ainda o lançamento de uma cerveja IPA, uma Weiss e algumas artesanais.
A empresa se consagrou pelo uso da água de alta qualidade da região de Vinhedo (SP), onde está sua fábrica, pela escolha de ingredientes de procedência certificada e o cuidado dos mestres cervejeiros em todas as fases da fabricação.
Mais informações em www.cervejariagermania.com.br.
Produtos
Chopp Claro: leve, clássico e saboroso em qualquer eventualidade. Preserva o sabor e a tradição dos antigos chopes de forma cristalina e tem coloração ouro. É produzido com o monitoramento de um mestre cervejeiro do mais alto gabarito e com malte e lúpulo rigorosamente selecionados.
Chopp Escuro: O exclusivo sabor e a coloração o diferenciam no mercado. Não é tão doce e dispõe de um amargor leve e sutil que agrada paladares exigentes há mais de 20 anos.
Chopp com Vinho: Primeiro e único com esta composição, é uma combinação inédita que une o sabor e o requinte do vinho tinto com a leveza e refrescância do chopp claro, resultando numa experiência harmoniosa e equilibrada ao paladar.
Chopp Slow Beer: Fabricado de maneira artesanal, é um produto gourmet encorpado e com sabor acentuado. Tem a coloração predominantemente amarelo-acobreado devido à não filtragem e à utilização de matéria-prima da mais alta qualidade, revelando seu aspecto natural.
Chopp Black: O sabor especial, alta cremosidade e um processo diferenciado de fabricação são as características que o tornam exclusivo. Possui um ritual próprio para ser degustado, dividido em quatro fases que permitem ao consumidor ter uma experiência visual e gustativa que nenhum outro tipo de chopp proporciona.
Chopp Amazônia – Puro Malte: Trata-se de um tipo Pilsen, sem pasteurização, um legítimo Puro Malte constituído por um blend de maltes especiais e ingredientes rigorosamente selecionados, preservando a tradição de utilizar apenas quatros elementos em sua receita: água, lúpulo, malte e fermento. Possui sabor intenso e equilibrado, coloração ouro e amargor mais acentuado.
Cerveja Germânia 710: é uma cerveja Pilsen clássica, leve e cristalina, com selo de qualidade Germânia. A belíssima lata de 710 ml, novidade no mercado, é outro destaque deste produto, que atende aos consumidores que buscam um volume semelhante ao encontrado nas embalagens de vidro, porém, com toda beleza e praticidade da lata de alumínio.
Cerveja Germânia 56: A receita 56 é nobre desde a sua origem! Um tesouro negro de bela aparência e forte sabor de malte torrado. Também está disponível na lata de 710 ml.
Cerveja Germânia 58: é uma combinação de cerveja e vinho que agrada aos paladares mais exigentes e cuja harmonia resulta em um aspecto cremoso inigualável e coloração púrpura especial. O sabor apresenta um perfeito equilíbrio entre a cerveja e o vinho.
Cerveja Pilsen: Cerveja dourada com espuma cremosa e persistente, com sabor leve e marcante devido à presença de maltes e lúpulos de ótima qualidade. É uma bebida que tem a harmonia perfeita entre o aroma e o sabor proporcionando uma experiência refrescante.
Cerveja Escura: Alvo de muitos elogios pelo seu sabor equilibrado entre o doce e o amargo, agrada aos mais exigentes paladares. É uma ótima combinação de creme, leve amargor e suave adocicado maltado.
Cerveja Germânia Vinhedo: Original e inovadora, é um patrimônio da Germânia e foi desenvolvida após inúmeros testes e intensas pesquisas, se distinguindo de tudo que você já provou. É um blend especial e perfeito entre dois alimentos milenares: uva e cevada maltada. O resultado é um sabor único, que combina a sofisticação do vinho com o frescor do chopp, sem que um prevaleça sobre o outro.
Amazônia Brazilian Beer: lançada em 1993, teve sua fórmula modificada em 2013 e foi relançada como uma cerveja Pilsen Puro Malte. Fabricada com um blend de maltes, água, lúpulo e fermento, preserva a tradição com excelência.
Amazônia The Classic Brazilian Beer: Criada em 1993 para exportação exclusiva para a Europa e Ásia, está hoje também disponível nas gôndolas das regiões Sudeste e Sul do Brasil em uma nova embalagem de 290 ml. Apresenta um conceito inovador no mercado cervejeiro. É uma cerveja puro malte, do tipo Pilsen, com marca Premium e preocupada com questões ambientais.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!