ITAL abre inscrições para seminário “Embalagens com Atmosfera Modificada para Alimentos”

8 de Março de 2018 Daniel Susumura dos Santos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) organiza o seminário “Embalagens com Atmosfera Modificada para Alimentos”, através do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA). A programação será realizada entre os dias 16 e 17 de maio, na sede do Instituto, em Campinas/SP.

O objetivo do seminário é discutir o potencial de aplicação de embalagens com atmosfera modificada para conservação e aumento de vida útil dos alimentos. O conteúdo abordado irá tratar dos seguintes temas: fatores que afetam a vida útil dos alimentos, fundamentos da tecnologia de embalagem com atmosfera modificada, atmosfera modificada passiva e ativa, potencial de aplicação para alimentos, parâmetros críticos da tecnologia, equipamentos de acondicionamento, misturas de gases, materiais de embalagem e controle de qualidade.

O ITAL realizará esse evento devido à importância do tema no momento atual de valorização de alimentos frescos, minimamente processados e rótulos limpos – clean labels. Segundo Claire Sarantopoulos, Pesquisadora do ITAL, as embalagens com atmosfera modificada são amplamente utilizadas na Europa, EUA e mesmo em alguns países da América Latina para manter a qualidade e aumentar a durabilidade de alimentos, especialmente os perecíveis. Contudo, no Brasil, ainda se trata de uma tecnologia pouco conhecida e explorada, devido ao desconhecimento das vantagens da tecnologia e dos parâmetros críticos para seu sucesso. “Por isso decidimos reunir as diferentes categorias de empresas envolvidas na implantação dessa tecnologia para apresentarmos ao público conhecimento científico e tecnológico sobre o tema”, completou a Pesquisadora.

Os dois dias serão uma oportunidade de aperfeiçoamento para os profissionais da área de alimentos e de embalagem. Mais informações podem ser obtidas no website: http://www.ital.agricultura.sp.gov.br/cetea/eventos/18_am/am2018_apresentacao.htm

Sobre o ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conta com sete unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios.  O ITAL conta também com uma Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela CGCRE/INMETRO. Mais informações no website: http://www.ital.sp.gov.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta