Loja pequena cresce 30% ao se tornar cliente do GPA
Conheça as mudanças realizadas pelo Mini Mercado Cidade Pirituba, da capital paulista, ao aderir ao programa Aliados Comprebem
Loja independente da capital paulista, o Mini Mercado Cidade Pirituba aderiu ao Aliados Comprebem em agosto de 2015. A ideia era conhecer como funcionaria o programa do GPA que se propõe a vender produtos ao pequeno varejo, mudar fachada e o layout das lojas e ajudar na gestão do negócio. O proprietário Luis Felipe Lopes conta que tinha dúvidas sobre a efetividade da parceria. “Alguns amigos nossos adotaram modelos parecidos de outras empresas, mas não deu certo”, conta. Após conhecer melhor o sistema, o Cidade Pirituba entrou de vez no projeto em janeiro de 2016 e, em agosto desse mesmo ano, alterou a fachada da loja, que passou a contar também com a marca Aliados Comprebem. De lá para cá, as vendas cresceram 30% em função de uma série de melhorias.
Uma delas diz respeito às compras. Os pedidos feitos com o GPA representam 60% das compras totais de mercearia. No início do projeto, eram 30%. Antes da adesão ao projeto, o supermercado demorava três dias para realizar uma compra. “Fazia uma cotação de preço com vários atacados, analisava e escolhia o mais barato. Agora que compro direto do GPA, faço isso em duas horas e consigo preços melhores”, explica Lopes. As entregas são feitas em até 48 anos. Outro atrativo, segundo Lopes, foi poder adquirir as marcas próprias Qualitá e Pra Valer, que representam 30% dos pedidos.
A partir de orientações da companhia, o Cidade Pirituba também realizou mudanças no layout. Os leites, por exemplo, foram transferidos para a entrada da loja, o que elevou em 20% as vendas. A exposição em gôndola também passou a ser verticalizada e passou a contemplar soluções de consumo. “Aproximamos o macarrão do molho e do queijo”, exemplifica o proprietário do Cidade Pirituba.
Outros serviços oferecidos são o de cartazista, que orienta a sinalização de preços e ofertas, e a presença de um repositor do GPA na loja. “Ele dá dicas para a nossa equipe interna, oferece orientações mais técnicas, como o correto posicionamento dos produtos, e também ajuda a trazer produtos do estoque para a área de vendas”, explica Lopes. Há dois meses, a parceria evoluiu para a criação de tabloides de ofertas. No ano passado, foram somente quatro jornaizinhos de promoção. Agora, são dois por mês (um a cada 15 dias).
Como é o programa
Lançado em julho do ano passado, o Aliados Comprebem pretende chegar a 500 lojas até o fim deste ano. Atualmente, são 150 unidades localizadas na Grande São Paulo. “Neste ano, ainda vamos nos concentrar nessa região, incluindo o Grande ABC, que apresenta enorme potencial de crescimento, identificado em pesquisas. Além disso, já existe uma estrutura logística formada para atender esse mercado”, explica Ednaldo Silva, gerente do Aliados Comprebem, que está sendo tocado pela equipe de proximidade do GPA. Conforme o número de parceiros aumenta, a companhia consegue maior escala, o que é fundamental para operar esse formato de lojas pequenas. “A companhia, contudo, está continuamente avaliando potenciais de mercado em outras cidades e regiões”, acrescenta.
Silva explica que hoje existe uma equipe de campo, que visita pequenos varejos e conversa com os proprietários. O perfil de lojas prospectado é de estabelecimentos com 150 a 300 metros quadrados, com dois a quatro checkouts. “`Procuramos entender as necessidades dessas empresas para oferecer um modelo de negócio que seja economicamente interessante para as duas partes”, diz o gerente. Além de vender produtos, a companhia entra com a parte de consultoria, conforme as oportunidades identificadas em cada cliente. Esse trabalho inclui, entre outros pontos, gerenciamento por categoria, departamentalização das lojas e organização e controle de inventário.
Segundo o gerente do programa, há dois anos, a companhia está testando o modelo e realizando adequações. O projeto teve como referência o Grupo Êxito, da Colômbia, que também pertence ao francês Casino e opera esse tipo de negócio. Também realizou pesquisas com parceiros e potenciais clientes. Os interessados podem entrar em contato com a companhia pelo e-mail: aliadoscomprebem@multivarejogpa.com.br
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