Lojas de galeria reabrem no Extra
A Justiça concedeu liminar que determinou que o supermercado Extra promovesse as adaptações necessárias a fim de garantir o funcionamento das lojas existentes na galeria do complexo.
O prazo para comprimento da liminar terminou às 17h de ontem, horário em que as lojas abriram para os consumidores.
Assina o documento o juiz da 4ª Vara Cível, Luiz Roberto Xavier, que exigiu que o Extra fechasse a passagem que ligava a área da galeria ao supermercado, a fim de isolar os espaços, permitindo a reabertura das lojas.
Na decisão, o magistrado fixou o prazo de 24h, contados a partir da notificação — ocorrida às 17h de segunda-feira — para que o Extra providenciasse as adaptações necessárias.
O serviço foi executado por funcionários do Extra, viabilizando assim o cumprimento da liminar no prazo.
A medida prevê ainda que os lojistas fiquem responsáveis pela limpeza e segurança do espaço.
O Extra informou que iria cumprir a decisão judicial. De acordo com o advogado que representa os 11 lojistas que operam no local — exceto o banco Bradesco —, Francisco Moreira Fabbro, ficou acordado entre as partes a abertura do estacionamento superior, com acesso pela rua Regente Feijó.
No período, inclusive, a cancela instalada no portão permanecerá em funcionamento. Em um primeiro momento, a pedido dos comerciantes, o estacionamento inferior (coberto) continuará fechado.
Ontem o Jornal de Piracicaba acompanhou, às 17h, a chegada dos comerciantes e funcionários para a reabertura das lojas. Representantes do GPA (Grupo Pão de Açúcar) também estavam no local.
Na ocasião, não houve acordo quanto ao horário de abertura da galeria, havendo um princípio de discussão entre as partes.
O Extra queria que os portões e estacionamento fosse abertos das 10h até 20h. Já o advogado exigia que o acesso às lojas se desse das 7h às 22h.
“Os comerciantes têm por direito continuar operando no horário habitual de funcionamento, seguindo o que o supermercado sempre fez, ou seja, das 7h às 22h. Eles (representantes do GPA) resistiram, mas acabaram cedendo em partes”, disse o advogado. Em nota o GPA disse que o horário de funcionamento será das 8h às 20h. No local, a reportagem verificou que o supermercado mantém as mesmas características da loja, com produtos nas prateleiras e a mesma disposição de gôndolas.
O dia de ontem foi o segundo no qual o Extra permaneceu de portas fechadas após decisão do GPA de encerrar as atividades na loja para abertura do Assaí Atacadista no local. A inauguração está prevista para acontecer até o fim do ano.
ALÍVIO — A conquista da liminar que autorizou a reabertura da galeria foi comemorada pelos lojistas que atuam no local.
“Na segunda-feira chegamos para trabalhar e nos deparamos com tudo fechado, ninguém sabia de nada. Só na nossa loja temos dez funcionários, dez pais de família que dependem deste emprego”, informou Douglas da Cruz, gerente de ótica.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!