Lullo Gelato já produz 40 toneladas por ano

Mírian Pinheiro A Lullo Gelato, com matriz na Savassi, região Centro-Sul da Capital, acaba de abrir uma loja no Minas Shopping, na região Nordeste. Especializada na fabricação de gelatos à moda italiana, a marca, que já produz 40 toneladas/ano da iguaria, investiu R$ 300 mil na expansão. De acordo com a sócia-proprietária do negócio, a engenheira química Cristiane Temporão, a inauguração da nova unidade representará um crescimento entre 30% e 38% em volume de vendas na comparação com o ano passado. O tíquete médio varia de R$ 15 a R$ 30.

Com o novo ponto de venda, a mineira Lullo Gelato ganha mercado em Belo Horizonte. A marca já mantinha dois quiosques em duas unidades do Minas Tênis Clube, cujas estruturas demandaram investimento de cerca de R$ 150 mil. A escolha por mais um ponto de venda, dessa vez, dentro de um mall, segundo Cristiane Temporão, se deu por três razões: a grande movimentação, a possibilidade de ampliar o cardápio em um espaço que, na concepção, privilegiou o aconchego e, por fim, a ausência de intempéries. “Não temos que lidar com chuva dentro de um shopping”, observa, satisfeita de estar livre de um dos fatores climáticos que costumam impactar esse tipo de negócio.

Tanto os quiosques no clube quanto a loja no shopping foram inspirados na matriz, localizada na Savassi, e apresentam propostas semelhantes. O espaço indoor, no Minas Shopping, tem teto de vidro e pé direito alto, o que, segundo ela, permitiu reproduzir a atmosfera da primeira loja, onde também é concentrada toda produção.

Para 2018, Cristiane antecipa que a gelateria poderá ganhar formato de franquia. “Recebemos muitas solicitações para isso, daí resolvemos encomendar estudos para viabilizar o prosseguimento da expansão nesse modelo.” Ela também diz que existe a possibilidade de expandir pontos de venda por meio de sócios-operadores.

“Forneceremos as diretrizes e os produtos e os novos parceiros administrarão o negócio”, explica. Essa etapa da expansão está prevista para o segundo semestre do ano que vem.

Produção artesanal – De fabricação artesanal, os gelatos da Lullo Gelato são produzidos diariamente e se diferem do sorvete tradicional, porque possuem menos ar em sua composição e, ao contrário do sorvete industrializado, são sempre feitos com frutas da estação e ingredientes frescos.

Os gelatos são armazenados em temperaturas mais altas que os sorvetes, o que, além de favorecer a textura, mais cremosa, ajudam na absorção. Também têm a seu favor terem de 50% a 60% a menos de gordura que o sorvete convencional – e menos açúcar.

Segundo Cristiane Temporão, toda semana o cliente pode encontrar uma novidade. Para enfrentar a sazonalidade, além dos tradicionais gelatos, desde maio deste ano a casa também oferece carta de cafés de grãos especiais, que podem ser degustados, inclusive, nas casquinhas comestíveis dos gelatos, frapês italianos elaborados com gelato e bolos artesanais, esses de fabricação terceirizada. Aliás, um dos principais diferencias da Lullo é a constante inovação, não só nos sabores, mas também nessa famosa casquinha artesanal feita na própria loja, que pode ser servida sobre o gelato, com calda de chocolate belga, ao leite ou meio amargo.

A casa, fundada em 2015, recebeu dos atuais sócios, o casal José Oto Temporão e Cristiane Temporão, investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão, entre maquinário importado, pesquisa de mercado e expansão. Hoje, a marca conta com centenas de receitas de gelatos e oferece, diariamente, em torno de 25 sabores diferentes da iguaria – servida nos tamanhos pequeno, médio e grande.

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