M.Dias Branco quer ampliar presença no Sul e Sudeste

A fabricante de alimentos teve crescimento de 4,1% nas vendas no primeiro semestre; resultado foi influenciado pela área de biscoitos, com alta de 5,2%

São Paulo – A produtora de alimentos M.Dias Branco planeja ampliar a presença de seus produtos fora da Região Nordeste, onde concentra a maior das operações de massas e biscoitos.

"O Sul e o Sudeste são regiões onde o nosso mix de produtos tem mais valor agregado", disse ontem, durante teleconferência com analistas, o diretor de novos negócios e de relações com investidores da M.Dias Branco, Fábio Cefaly.

Dentro da perspectiva de ampliação da presença fora do Nordeste, a empresa lançou inicialmente, no Sudeste e no Distrito Federal, uma nova linha de biscoitos integrais Adria Plus Life, que deve chegar às demais regiões ao longo do segundo semestre.

O vice-presidente de investimentos e controladoria da empresa, Geraldo Mattos Júnior, destacou que a empresa vem crescendo de forma orgânica, mas que o modelo pode mesclar eventualmente alguma aquisição. "Os maiores saltos sempre se dão por meio de compras [de concorrentes]. Ainda temos muito espaço para crescer no Brasil, reduzindo nossa concentração no Nordeste", afirmou.

Para ir às compras, a empresa conta com um caixa líquido de R$ 403,3 milhões – ou seja, a M.Dias Branco tem mais recursos do que dívida.

Nesse sentido, Mattos Júnior acrescentou que a fabricante poderia ingressar em novos segmentos de negócios. Entre os ramos mais recentes estão a produção de bolos e cereais integrais.

Uma das alternativas para ampliar a capacidade produtiva fora do Nordeste será por meio da construção de uma nova fábrica, entre 2018 e 2019, em Juiz de Fora (MG), além do aporte de recursos na nova unidade moageira em Bento Gonçalves (RS).

No primeiro semestre, os investimentos somaram R$ 153,8 milhões, alta de 36,3%.

Outra frente de expansão é por meio das exportações, que no primeiro semestre chegaram a 20 países ante 18 de um ano antes. Mais uma alternativa, ressaltou Mattos Júnior, seria a internacionalização, o que, porém, não é prioridade neste momento.

No primeiro semestre, a receita líquida da companhia somou R$ 2,581 bilhões, uma elevação de 4,1% em comparação ao desempenho do mesmo período do ano passado. O volume de vendas somou 846,1 mil toneladas no semestre, um incremento de 1,7% na comparação anual. Esta alta foi puxada pela área de biscoitos, que atingiu 242,5 mil toneladas, representando uma alta de 1,7%, enquanto o segmento de massas caiu 0,4%.

Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, a empresa reverteu a queda no volume de massas (-4,2%) na comparação anual e voltou a crescer (+3,1%) no segundo trimestre. Na linha de biscoitos, as vendas no segundo trimestre aceleraram, avançando 2,4%, ante alta de 0,9% do primeiro trimestre, ambas na comparação anual. A empresa informou que a expansão foi ocasionada, entre outros fatores, pela readequação de preços. O lucro líquido da empresa subiu 39,5% no semestre, para R$ 388,8 milhões.

Rodrigo Petry

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