Marca inglesa de água tônica chega ao Brasil
Publicado em 07/11/2017 por Valor Online
Gorayeb, da Dohan Importadora: avanço da coquetelaria estimula vendas A companhia inglesa Fevertree Drinks, fabricante de água tônica premium, fechou um acordo de exclusividade com a Dohan Importadora para a venda e distribuição de sua marca Fever-Tree no Brasil. Fundada em 2004, em Londres, a Fevertree Drinks produz 14 linhas de bebidas, entre águas tônicas, sodas, refrigerante de gengibre e cerveja de gengibre. A companhia tem ações negociadas na Bolsa de Londres e exporta seus produtos para 60 países. No primeiro semestre, a companhia registrou crescimento de 77% na receita global, para 71,9 milhões de libras (US$ 94,8 milhões). O lucro líquido avançou 106%, para 19,4 milhões de libras (US$ 25,6 milhões). O desempenho foi associado a melhorias na distribuição internacional de bebidas e ao lançamento bem-sucedido de garrafas de 150 mililitros na Inglaterra, que responde por 47% da receita da companhia. Para entrar no Brasil, a companhia fez uma licitação com diferentes importadoras e optou por fechar contrato com a Dohan, que vai atuar como representante exclusiva da marca Fever-Tree. Fernando Gorayeb, sócio da Dohan, afirmou que vai trazer ao país, no primeiro momento, três tipos de água tônica e duas bebidas de gengibre. São elas: águas tônicas Indian, Mediterranean e Light, Ginger Ale e Ginger Beer. "Escolhemos linhas que têm vendas relevantes no mundo e que esperamos ter êxito no Brasil", afirmou. A expectativa do executivo é vender 1 milhão de garrafas no Brasil no primeiro ano de operação. Para o segundo ano, a meta é vender 2,5 milhões de garrafas até chegar a 4 milhões no terceiro ano. No varejo, a garrafa da água tônica Fever-Tree de 200 mililitros é vendida, em média, a R$ 13, enquanto latinhas de 350 mililitros de água tônica nacional, de marcas populares, são vendidas no varejo por R$ 2,80, em média. Para lançar o produto no mercado, a Dohan está investindo R$ 1,8 milhão em ações de marketing, segundo Gorayeb. A companhia também fechou acordos com pouco mais de 150 estabelecimentos em São Paulo – entre bares, restaurantes, hotéis e supermercados – para a venda das bebidas aos consumidores. "O avanço da coquetelaria no Brasil tem ajudado a estimular as vendas de águas tônicas premium. Acredito que esse mercado avançará bastante nos próximos anos", afirmou o executivo. De acordo com dados da consultoria Euromonitor International, o mercado de água tônica total – incluindo vendas no varejo e em bares – encolheu 1,2% em volume no ano passado, para 66,1 milhões de litros. Em valor, houve crescimento de 5,9%, para R$ 406,3 milhões. Para 2017, a consultoria projeta um desempenho praticamente estável em receita, chegando a R$ 404,5 milhões, e queda de 0,8% em volume, para 65,6 milhões de litros. A Ambev lidera esse mercado, com a água tônica Antarctica, seguida pela Coca-Cola, com a marca Schweppes, segundo a Euromonitor. A Heineken também compete na categoria, com a marca Schin, herdada da Brasil Kirin. Embora não existam estatísticas sobre o segmento de água tônica premium, a consultoria pondera que há uma busca crescente por produtos para composição de drinques. Jaqueline Barsi, gerente de marketing de água tônica Antarctica, na Ambev, disse que a categoria de água tônica tem ficado mais relevante no país, em função do interesse dos consumidores em experimentar sabores diferentes ou tomar bebidas que possam substituir a bebida alcoólica. Segundo ela, há também uma mudança no paladar brasileiro, de preferência por bebidas doces para um paladar mais sofisticado.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!