Medicamentos oncológicos estarão na relação da Rename

A relação de medicamentos será 25% maior em 2018

03/11/2017 15:28

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) do Sistema Único de Saúde (SUS) será em 2018 25% maior, terá a reinclusão de medicamentos oncológicos e hospitalares, bem como uma nova organização dos itens por linha de cuidados. As mudanças foram anunciadas na última quarta-feira, 25, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a realização do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, na capital alagoana.

Na avaliação da coordenadora interina de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Andreza Bomfim Barros Valença, que representou a SES no evento, para os profissionais de saúde as mudanças irão facilitar na indicação do tratamento adequado, além de direcionar melhor o paciente sobre o local onde ele poderá retirar o medicamento indicado. !!! Para os profissionais do SUS, a lista aponta medicamentos adequados para o tratamento e onde buscá-lo.

Ela explicou que para a próxima edição da Rename, em 2018, foram reincluídos medicamentos indicados para a assistência hospitalar e oncológica, fora da relação desde 2010. A relação padroniza medicamentos indicados para a assistência no SUS, é publicada a cada dois anos e, com o incremento passará a contar com 1.098 itens de medicamentos e insumos, registrando um aumento de 25% em relação à última Rename, que trazia 869 itens.

Evento

O VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS teve o objetivo de reunir as assistências farmacêuticas de todo País para discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios do setor. O evento foi realizado nos dias 30 e 31, em Maceió, capital de Alagoas.

Entre os temas discutidos estavam gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico. O fórum contou com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”.

Fonte: SES

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta