MP quer farmácia pública aberta 24 horas em Guarujá

A Prefeitura promete dar uma resposta à promotoria e assunto pode se transformar em briga judicial
Egle Cisterna
05/09/2017 – 14:00 – Atualizado em 05/09/2017 – 14:02

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) está acompanhando o funcionamento das Farmácias do Cidadão de Guarujá e quer que a Prefeitura ofereça o serviço 24 horas para os munícipes.

Um ofício da promotora Silvia de Faria Denari recomenda que pelo menos uma unidade do programa permaneça aberta durante 24 horas. Além disso, dá 90 dias ao prefeito Válter Suman para informar quais as medidas serão adotadas para garantir o fornecimento dos medicamentos à população nos finais de semana e feriados. 

A representante da Promotoria também solicita que, em 180 dias, seja implantada a farmácia aberta em tempo integral. Caso não atenda a recomendação, o MP-SP pode ir à Justiça com uma ação civil contra a Administração Municipal. O documento foi enviado em 11 de julho.

A Prefeitura confirma ter recebido a notificação do MP-SP e, por meio de nota, informa que “vai cumprir o prazo estipulado para responder a recomendação, após reunir-se com a equipe técnica”. 

Atualmente, das três unidades, duas abrem das 9 às 18 horas. Apenas a de Vicente de Carvalho funciona das 8 às 20 horas.

Para que abrisse as farmácias do Cidadão do jeito que o MP pede, Guarujá teria que contratar um número maior de farmacêuticos. Hoje, a cidade conta com dez servidores neste cargo.

Assunto de 2015

Não é de hoje que o MP-SP questiona a Prefeitura do período de funcionamento das farmácias públicas. Em 2015, a mesma promotora instaurou inquérito pra apurar a questão.

Na época, a promotora baseou-se em informações do vereador Edilson Dias (PT, atual presidente da Câmara), que desde fevereiro de 2012 apresentou quatro indicações à Prefeitura pedindo a abertura de ao menos uma unidade da Farmácia do Cidadão aos finais de semana e feriados.

Confira o local das farmácias:

– Vila Julia (Rua Marivaldo Fernandes, 275).
Telefone: 3355-2913. Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas.

– Vicente de Carvalho (Av. São João, 155).
Telefone: 3341-6873. Horário de funcionamento: das 8 às 20 horas.

– Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25).
Telefone: 3348-1350. Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta