Nestlé compra concorrente da Starbucks por US$ 500 milhões
A suíça Nestlé anunciou a compra de participação majoritária na Blue Bottle Coffee, companhia de café gourmet com sede em Oakland, na Califórnia. A multinacional não detalhou valores envolvidos na operação mas, segundo informações do The Financial Times, a Nestlé pagou US$ 500 milhões para ter dois terços da empresa que vale cerca de US$ 700 milhões.
“Esse movimento reforça o foco da Nestlé em investir em categorias de alto padrão e atuar de acordo com as tendências de consumo”, afirmou o diretor executivo da companhia, Mark Schneider, durante o anúncio. Isso porque os consumidores já pagam prêmio extra por grãos produzidos em lugares específicos ou com especificidades no processo de fabricação.
A Blue Bottle continuará a atuar como uma empresa independente, mantendo o diretor executivo, Brian Meehan, e o diretor de Produto, James Freeman, em suas posições. Fundada em 2002, a rede tinha 29 lojas até o fim do ano passado. Após a negociação, a expectativa é encerrar 2017 com 55 unidades, tipicamente em bairros modernos. Também serão realizadas vendas do grão no varejo e pela internet.
A compra da Nestlé ocorre em meio à consolidação no chamado setor de café de terceira onda nos Estados Unidos.
Este mercado atende principalmente a clientes jovens e urbanos que cresceram no Starbucks, mas progrediram para bebidas mais exóticas influenciados pelas máquinas de café expresso ou não tradicionais de baristas especializados.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!