Nestlé investe em iniciativas para oferecer ao consumidor produtos com origem garantida e sustentável
Companhia aposta em projetos como o incentivo à produção de leite orgânico, lançamento de produto com indicação de origem e programas que estimulam a sustentabilidade entre fornecedores.
Atenta às demandas dos consumidores que buscam, cada vez mais, produtos de origem certificada, de preferência com produção orgânica e sustentável, a Nestlé tem investido em diversas iniciativas que contribuem para essa “certificação”. Os projetos, alinhados ao propósito da companhia de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, se estendem por várias das cadeias em que a empresa e seus fornecedores atuam, como a de leite, de café e de cacau.
Um dos destaques é o projeto de estímulo à produção de leite orgânico no Brasil, iniciado em julho de 2017. Só nos últimos meses, a Nestlé fechou nove novos produtores no interior de São Paulo interessados na conversão de suas propriedades para a produção de leite orgânico. Agora já são 27 fazendas contratadas, representando 21.500 litros/dia. A novidade faz parte da iniciativa da empresa, em parceria com a EMBRAPA Sudeste e Instituto Mokiti Okada, de fomentar a produção de leite orgânico em larga escala no Brasil, com o objetivo de atuar para a transformação de toda a cadeia. O plano da empresa é, com esses novos produtores, alcançar 30 mil litros/dia no primeiro semestre de 2019, quando passará a comercializar o leite orgânico.
Outro destaque foi o compromisso da companhia, anunciado globalmente em novembro, de obter apenas ovos de galinhas criadas fora de gaiola para todos os seus produtos alimentares até 2025. Isso inclui todos os ovos escudos (por exemplo, pó de ovo inteiro e líquido, pó de ovo branco e líquido) e ovos produzidos diretamente como ingredientes da Nestlé.
Recentemente, a empresa lançou também o NESCAFÉ® Origens, o primeiro café solúvel do Brasil com destaque à respectiva região produtora. A edição especial é feita a partir do café colhido em Águia Branca, no Espírito Santo. O desenvolvimento desta iniciativa reforça o compromisso da Nestlé com a valorização da cafeicultura nacional e dá destaque a uma das mais importantes regiões produtoras de café conilon no Brasil.
Fornecimento responsável — No campo de fornecimento responsável, a companhia firmou parceria com a Embrapa Sudeste para desenvolver uma cartilha de Boas Práticas Hídricas com o objetivo de conscientizar mais de 5 mil produtores sobre a produção de leite sustentável. O conteúdo da cartilha pode ser acessado gratuitamente no site da Nestlé dedicado ao produtor (www.produtornestle.com.br) e no site da Embrapa Sudeste.
Além disso, em outras áreas, a empresa também conta com iniciativas como o Nestlé Cocoa Plan, um programa que busca combinar o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do cacau, com ênfase na produtividade e rentabilidade das lavouras, o atendimento a critérios de qualidade e a conformidade social e ambiental dos parceiros rurais.
Na cafeicultura, mais de 800 produtores já fazem parte do programa Nescafé Plan, que busca garantir a produção sustentável do café e o desenvolvimento de agricultores por meio da capacitação e do acompanhamento técnico nas fazendas. Criado em 2011, o programa fomenta o desenvolvimento de produtores locais para a criação de um novo padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade, por meio do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C). As unidades 4C envolvem todos os participantes da cadeia do café que tenham contato com a matéria-prima, incluindo produtores, transportadores e comerciantes. Atualmente, a Nestlé Brasil possui 3 unidades 4C de café conilon, compostas por 820 produtores, em 20 municípios do Espírito Santo
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!