Nova análise reafirma o perfil de segurança da empagliflozina
Sexta, 04 Agosto 2017 15:19 Escrito por Aline Monteiro
Medicamento é o primeiro antidiabético oral para diabetes tipo 2 a informar na bula a redução comprovada do risco de morte por doenças cardiovasculares
Uma análise de 19 estudos, sendo quatro de extensão, envolvendo mais de 12.500 pacientes com diabetes tipo 2, comprovou que o tratamento com a empagliflozina (Jardiance® ) oral (10 mg ou 25mg) foi bem aceito e não ocasionou aumento de casos de amputações e fraturas ósseas, quando comparado ao placebo. Esta análise, que inclui o estudo clínico EMPA-REG OUTCOME, foi publicada no mês de julho no jornal científico Advances in Therapy1.
Hoje em dia há medicamentos que além de tratar o diabetes, possuem cardioproteção comprovada234. É o caso de Jardiance® (empagliflozina), o primeiro e único medicamento oral para diabetes tipo 2 que inclui a redução do risco de mortes por eventos cardiovasculares em bula. O estudo clínico EMPA-REG OUTCOME demonstrou que o antidiabético empagliflozina reduz em 38% o risco de morte cardiovascular em pessoas com diabetes tipo 2 e alto risco cardiovascular4.
Os dados dessa análise, recentemente publicada, incluem 15 estudos randomizados de fase 1 a fase 3, e quatro estudos de extensão, analisados em pacientes adultos com diabetes tipo 2 tratados com placebo, empagliflozina 10 mg e empagliflozina 25mg. Eventos adversos foram avaliados em pessoas que tomaram ao menos uma dose de empagliflozina ou placebo1.
No Brasil, a empagliflozina (Jardiance® ) foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2015.
Sobre a empagliflozina
Comercializado sob o nome de Jardiance, a empagliflozina é um inibidor de SGLT-2, uma proteína transportadora que atua na reabsorção de glicose filtrada pelo rim. Ao inibir a ação desta proteína, a empagliflozina remove o excesso de açúcar que seria reabsorvido pelo rim, permitindo a eliminação de cerca de 78 gramas de glicose, equivalente a 312 calorias eliminadas diariamente56. Como benefícios adicionais, a empagliflozina reduz peso e circunferência abdominal, além de reduzir pressão arterial. E, conforme demonstrado no estudo EMPA-REG OUTCOME, a empagliflozina reduz em 38% o risco relativo de morte cardiovascular, que é a principal causa de morte nos pacientes com diabetes tipo 24.
Sobre a aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly
Comprometidos com a saúde e a qualidade de vida dos pacientes com diabetes e suas necessidades durante todas as fases do tratamento, as companhias Boehringer Ingelheim e Eli Lilly decidiram, em 2011, unir forças e estabelecer uma parceria no segmento. Essa aliança alavanca os pontos fortes de duas das maiores empresas farmacêuticas do mundo. A Boehringer Ingelheim com seu compromisso com investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos de alto valor terapêutico para a medicina, aliada ao pioneirismo da Eli Lilly – com a primeira insulina comercializada em 1923. Ao juntar forças, as companhias demonstram ainda mais compromisso com os pacientes com diabetes. Para mais informações, acesse www.boehringer-ingelheim.com.br ou www.lilly.com.br
Sobre a Boehringer Ingelheim
Medicamentos inovadores para pessoas e animais têm sido, há mais de 130 anos, o foco da empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim. A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e até hoje permanece como uma empresa familiar. Dia a dia, cerca de 50.000 funcionários criam valor pela inovação para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2016, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de € 15.9 bilhões. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento correspondem a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz. No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil.
Sobre a Eli Lilly and Company
A Lilly é uma organização global líder na área da saúde que une cuidado e descoberta para melhorar a vida para as pessoas ao redor do mundo. Foi fundada há mais de um século por um homem compromissado com a criação de medicamentos de alta qualidade que são essenciais e hoje permanece sendo guiada por essa missão em tudo o que faz. Ao redor do mundo, funcionários Lilly trabalham para inovar e entregar medicamentos que mudem a vida daqueles que precisam, melhorando o entendimento e o tratamento de doenças, e servindo a comunidades com voluntariado e filantropia. Para saber mais sobre a Lilly, acesse www.lilly.com.br.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!