Novo antibiótico é descoberto no solo
Publicação: 29/06/2017 04:00
Pesquisadores americanos descobriram um novo antibiótico que pode ajudar a combater infecções bacterianas. O medicamento, chamado de pseudouridimicina, foi encontrado durante uma busca de microrganismos na terra que pudessem ser usados na área médica. Ele estava presente em uma amostra de solo coletada na Itália. Os mecanismos de ação do remédio foram apresentados na última edição da revista científica especializada Cell.
Testes realizados com tubos de ensaio mostraram que o novo antibiótico mata um amplo espectro de bactérias que são resistentes aos fármacos atuais, e também curou infecções bacterianas em camundongos. Os pesquisadores explicaram que a pseudouridimicina funciona como um inibidor de nucleósideo, característica semelhante a uma grande classe de medicamentos já existentes. “Inibidores de análogos de nucleósideos tolhem seletivamente as polimerases de nucleótidos virais e causam um impacto transformador no tratamento do HIV-AIDS e da hepatite C.
Os fármacos anti-AIDS Zidovudine, Videx, Zalcitabine, Lamivudine e Viread são dessa classe. Os anti-hepatite C Solvadi e Harvoni também”,explicou, em um comunicado à imprensa, Stefano Donadio, um dos autores do estudo e pesquisador da clínica farmacêutica NAICONS.
Donadio também destacou a importância do medicamento encontrado e como a busca por novos remédios no meio ambiente pode ser promissora. “Inibidores de análogos de nucleósideos podem ter um impacto similarmente transformador no tratamento de infecções bacterianas. Essa descoberta também mostra a importância dos produtos naturais no fornecimento de novos antibióticos. Os micróbios tiveram bilhões de anos para se desenvolver e possivelmente se tornar ‘armas químicas’ para matar outros micróbios”, ressaltou o autor do estudo.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!