Pacientes com doença crônica esperam por mais de uma hora por remédio
Usuários disseram que o sistema informático estaria fora do ar
Pacientes portadores de doenças crônicas, além de muitos idosos tiveram que esperar por horas para levar para casa o seu remédio de uso contínuo fornecido pela Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex) – localizada na rua Oldemburgo Paranhos da Silva, no Farol, na manhã desta quinta-feira, em Maceió.
Usuários disseram que o sistema informático estaria fora do ar e sem outra alternativa, isto é, a manual, não foi possível efetuar o atendimento.
Muitos pessoas que aguardavam na recepção da Farmex seriam oriundas do interior do Estado e ficaram revoltadas com tamanho descaso.
Em nota de esclarecimento a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que: “O componente especializado da assistência farmacêutica (Ceaf) esclarece que a dispensação de medicamentos é realizada por meio do sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, conhecido como Hórus, desenvolvido e administrado pelo Ministério da Saúde (MS). Nesta quinta-feira (8), no entanto, uma pane deixou o sistema fora do ar em todo o Brasil, inviabilizando a liberação dos medicamentos. o problema já foi comunicado ao departamento de informática do SUS (Datasus), que está adotando todas as medidas necessárias para sanar o problema e, desse modo, restabelecer a liberação dos medicamentos“.
Fonte: Tribuna Hoje
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!