Panetones ganham novas versões e garantem a renda de empreendedores
Matéria publicada em 28 de outubro de 2017, 17:20 horas
Produtos caseiros chegam ao mercado com diversos sabores e como opções de presente para as festas de fim de ano
Barra Mansa – Há dois meses para o Natal, um produto típico da época está sendo uma oportunidade de negócios para quem deseja garantir uma renda extra: os panetones. Pegando carona na culinária “gourmetizada”, eles estão com sabores diversos prometem ser a sensação das festas de final de ano e servindo como opções de presentes natalinos. A empreendedora Karine Dinelli da Silva, de 38 anos, está a todo vapor com a produção de panetones que, conforme recorda, começou a fazer em 2015 apenas para consumo próprio, amigos e familiares.
– O pessoal gostou e no ano passado, comecei a fazer, além dos tradicionais, os recheados para vender. A ideia deu certo e acabou que fui surpreendida pela quantidade de encomendas. Nesse ano já comecei a produção, já tenho vários pedidos e estou bem otimista. Embora já trabalhe com festas infantis, o ano todo, os panetones ajudaram bastante a compor o orçamento no final do ano – disse Karine, ao acrescentar que os produtos nos sabores doce de leite com nozes, nutella e brigadeiro são os carros-chefes das encomendas.
Em uma tabela que a empreendedora divulga entre os clientes e nas redes sociais, os valores dos produtos são variados, de acordo com o tamanho e sabores. Os preços vão desde R$ 3,50 até R$ 50,00. Em caso de embalagens para presentes, uma taxa adicional é cobrada. De acordo com Karine, por se tratar de um produto de época, ela pretende se especializar com o objetivo de levar novidades para seus clientes.
-No ano passado fiz um curso, e fui me aperfeiçoando com os recheios, e esse ano já fiz outro também. Buscar a capacitação é muito importante e o bom é que a gente sempre aprende algo novo – completou a empreendedora. A doceira Adriana dos Santos Pereira, de 37 anos, que também é uma microempreendedora, já trabalha com doces e tortas há mais de dez anos. No primeiro semestre desse ano ela decidiu investir na venda de ovos de Páscoa gourmet e agora a aposta será nos panetones que fogem dos sabores tradicionais encontrados nas redes de supermercados.
Além de ter feito um curso online, Adriana também participou de um curso presencial, onde aprendeu técnicas e segredos para a massa ideal. Assim como foi com os ovos de Páscoa, a expectativa da doceira é que os panetones também um sucesso de vendas. Na visão de Adriana, além do requinte, o que atrai consumidores para esse tipo de produto é a qualidade e a variedade de sabores.
-Além disso, tem ainda o fator fidelidade, uma vez que minhas clientes de doces, tortas e ovos de chocolate já conhecem o meu trabalho e sabem que faço com dedicação. Já postei alguns sabores para encomendas e o retorno está sendo muito positivo – acrescentou Adriana.
De acordo com ela, se for levar em conta o lado gastronômico que envolve as festas de final de ano, investir em panetones e chocotones, é uma maneira garantida de conseguir uma renda extra para fechar o ano. Cheia de ideias, ela adianta que a sua produção vai incluir os panetones nos sabores de amêndoas e nozes, típicas do Natal, trufado, brigadeiro, Nutella, mouse de maracujá, leite ninho, ameixa, frutas cristalizadas, churros, goiabada e também o de sorvete. “Não tenho dúvidas de que as vendas serão um sucesso. Mesmo com as dificuldades que o país enfrenta, se tem uma coisa que o brasileiro não faz economia é na hora de comer bem”, enfatizou Adriana.
Novas oportunidades
Professora de culinária e empresária no ramo de artigos de festa, Ana Alves sempre realiza cursos de panetone nos meses de outubro, novembro e dezembro. De acordo com ela, a procura pela especialização é sempre grande, porque a venda do produto sempre gera novas oportunidades de negócios tanto para quem está iniciando, ou que já esteja trabalhado na área de culinária. Conforme explica, geralmente quem se inscreve no mês de outubro são pessoas que já trabalham com o produto e que buscam novidades para iniciar a produção.
Já em novembro, as turmas são de alunas que vão iniciar as vendas neste ano e, em dezembro, de pessoas que pretendem fazer para consumo próprio ou presentear amigos e familiares com o produto. “O panetone é um produto que, se bem feito, vende-se muito. É uma especiaria de época e as pessoas gostam de ganhar de presente, seja nas empresas, entre amigos e entre familiares”, destaca Ana.
De acordo com ela, o grande segredo para o ponto certo do panetone é uma pré-mistura, cuja procura começa em outubro, se estendo até março, quando muitas pessoas também produzem a colomba pascal. No curso, as alunas aprendem a manusear essa pré-mistura, assim como as variadas opções de recheio, e muitas já iniciam a produção tão logo que concluem as aulas.
“Eu tenho uma cliente que chega a produzir uma média de dez mil panetones, nesse período. Com certeza é uma renda garantida e tem gente que consegue até investir na reforma da casa, trocar o carro, viajar, enfim, o retorno é muito positivo”, finaliza a empresária.
Por Roze Martins
(Especial para o DIÁRIO DO VALE)
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